Logo Prefeitura de Salvador

Salvador receberá mais cinco unidades de saúde

Nova Brasília, Rocinha do IAPI, Plataforma, Teotônio Vilela e Castelo Branco receberão novas unidades de saúde. Durante a semana do aniversário da cidade, o prefeito ACM Neto assinou ordens de serviço para construção de cinco postos de saúde nos quatro cantos da cidade, beneficiando moradores da periferia. No total, serão investidos mais de R$ 4,7 milhões para implantação desses dispositivos que terão capacidade de atender 76 mil pessoas da capital. Na gestão do prefeito ACM Neto, já foram totalmente reformadas 52 unidades de saúde, disponibilizando equipes de profissionais completas à população.

Durante a semana passada, a Prefeitura confirmou os esforços para honrar o compromisso assumido de priorizar a saúde pública. Somente no setor, foram entregues os postos Ministro Alkimim, no bairro da Massaranduba, uma das mais volumosas intervenções feita no processo de requalificação da rede, o Multicentro do Vale das Pedrinhas, o primeiro dos doze que serão implantados em todos os distritos sanitários da cidade, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Valéria, além da assinatura da ordem de serviço para construção da Unidade de Saúde da Família (USF) do Vale das Pedrinhas.

Ampliação da cobertura – A meta da atual administração era encerrar o ano de 2013 com um índice de cobertura em 28%. Os dados revelam, no entanto, que Salvador já conta com uma cobertura de 31,4%, graças a reorganização da rede através da requalificação das unidades de saúde aliada à contratação de novos profissionais. Em menos de um ano, a Prefeitura reconstruiu 60 postos de saúde, 50 deles já entregues à população totalmente equipados, com farmácias abastecidas, novos equipamentos e equipes completas. 

Para isso, foram convocados mais de dois mil novos profissionais aprovados no concurso público, além da adesão aos programas federais de Valorização da Atenção Básica (PROVAB) e o Mais Médicos. A gestão ampliou em 40% o número de profissionais e hoje conta com cerca de 800 especialistas atuando na rede assistencial.

Skip to content