Logo Prefeitura de Salvador

Salvador registra 238 casos de influenza confirmados na capital em 2021

Sobe para 238 o número de casos de gripe registrados esse ano em Salvador. Desse total, 209 ocorrências foram confirmadas para o subtipo de influenza H3N2. Até o momento, dois óbitos em decorrência de complicações da doença foram notificados no município.

A maioria dos acometidos pelo vírus H3N2 estão na faixa etária entre 20 a 49 anos de idade – 97 pessoas com diagnósticos confirmados estão nessa faixa de idade.

De acordo com Adielma Nizarala, médica infectologista, a manutenção das medidas sanitárias adotadas para prevenção do coronavírus também é eficaz para proteger contra a influenza. A especialista afirma ainda que a gripe pode evoluir complicações graves.

“Manter o uso da máscara, a lavagem contínua das mãos e o distanciamento social são medidas que ajudam a reduzir os riscos de transmissão da gripe. Os sintomas desse subtipo de vírus são semelhantes aos das outras síndromes gripais clássicas como febre alta, inflamação da garganta, dores no corpo, coriza e tosse persistente. Em alguns casos, a doença pode evoluir para um quadro mais grave com necessidade de cuidados hospitalares mais intensivos”, afirmou a infectologista.

Skip to content