Salvador registra mês de maio menos chuvoso dos últimos 29 anos

O mês de maio deste ano foi o menos chuvoso dos últimos 29 anos na capital baiana. De acordo com dados do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), o acumulado de chuvas registrado neste período foi de 119 mm. Este índice tem como base o pluviômetro da Estação do Inmet de Ondina, referência para o monitoramento por ser o mais antigo da cidade.

A expectativa, com base no histórico de precipitação de chuvas dos últimos 30 anos em Salvador, era de que chovesse 279,8 mm durante todo o mês. Em 2020, o índice registrado neste mesmo período foi de 454,2 mm e em 2019 o acumulado foi de 240,6 mm.

Os bairros que tiveram maior intensidade de chuvas foram Nova Brasília (271,4 mm), Periperi (225,6 mm), Mirante de Periperi (219 mm) e Valéria (205,3 mm). Para junho, o último mês da Operação Chuva 2021, a expectativa do Cemadec é de que chova aproximadamente 245,6 mm, com base na previsão climatológica.

Mesmo com um volume menor do que o previsto de águas pluviais na cidade, o mês de maio foi de trabalho intenso para os profissionais da Defesa Civil de Salvador (Codesal). O órgão registrou 1.507 ocorrências, sendo que as maiores demandas foram de orientações técnicas (705), ameaças de desabamento (303) e ameaças de deslizamento (158). As demandas dos cidadãos chegam até a Codesal por meio do telefone gratuito 199.

Proteção de encostas – Para que os moradores de áreas de risco vivam com maior tranquilidade e tenham segurança mesmo nos períodos de chuvas intensas, a Prefeitura continua investindo na proteção destes locais. Apenas neste mês, a Codesal, em parceria com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpub), aplicou 30 mil m² de lona plástica para estabilizar encostas. Este trabalho tem como objetivo minimizar o risco de deslizamentos de terra durante o período chuvoso.

Desde 2016, a Prefeitura já investiu na instalação de 210 geomantas. Comunidades como a da Rua ACM, em Sussuarana Nova, Rua Rosana, em Paripe, Rua José Lins, em Marechal Rondon, e da Travessa Alto do Guaraci, em São Gonçalo do Retiro, são apenas algumas das beneficiadas neste período.

A comunidade que foi contemplada mais recentemente foi a Rua 22 de Março, situada em Boa Vista do São Caetano – a entrega do equipamento à população foi realizada na última sexta-feira (28), pela Prefeitura. Apenas neste ano já foram protegidos, com a tecnologia da geomanta, 10 mil m² de área em Salvador.

Este investimento se soma às obras de contenção de encostas realizadas pela Prefeitura desde 2013. Através da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) já foram entregues 110 obras de contenção de encostas, com investimento de R$117,2 milhões. Há ainda outras dez obras em andamento, com investimento avaliado pela pasta em R$24,1 milhões.

Tempo na capital – As chuvas que caíram nesta terça-feira (1°) na capital deverão permanecer nos próximos dias. Nas últimas seis horas, as regiões do Caminho das Árvores, Saramandaia e Stiep registraram um acumulado de chuvas expressivo de 49 mm, 35,6 mm e 30,9 mm, respectivamente. Segundo o Cemadec, formou-se um cavado próximo ao litoral de Salvador que contribuiu para a formação da convergência de umidade em baixos níveis. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos de terra.

A previsão é que amanhã (2) e quinta-feira (3) o céu permaneça nublado a parcialmente nublado com chuva a qualquer hora do dia. Na sexta-feira (4), sábado (5), e no domingo (6) a tendência é de céu nublado com chuva a qualquer hora do dia.

Até às 14h de hoje, a Codesal registrou 39 ocorrências, sendo 17 orientações técnicas, nove ameaças de desabamento, duas ameaças de desabamento de muro, duas ameaças de deslizamento, duas árvores ameaçando cair, três avaliações de imóvel alagado, dois desabamentos parciais, um deslizamento de terra e uma infiltração.