Salvador registrou maior acumulado de chuvas em 72h em comparação a 2020

Salvador registrou o maior volume de chuvas acumuladas em 72 horas neste mês de abril, em comparação com todo o ano de 2020. De acordo com o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec), a Base Naval de Aratu foi a localidade que registrou o índice mais alto entre as 9h da última quinta-feira (8) até as 9h deste domingo (10), com acumulado de 297,4 milímetros. Para se ter uma ideia, o maior acumulado nesta janela de tempo em 2020 foi 236,8 milímetros no bairro de Nova Brasília, no dia 22 de maio.

As demandas são reflexo da intensidade das chuvas que caíram na cidade nos últimos dias, ocasionadas por um cavado associado a uma frente fria. Além da Base Naval de Aratu, nas últimas 72 horas, houve um acumulado expressivo em mais quatro pontos da cidade, todos no Subúrbio Ferroviário: Mirante de Periperi, Praia Grande, São Tomé de Paripe e Periperi.

Ainda segundo o Cemadec, a intensidade dessa chuva deve enfraquecer. Hoje a previsão é de abertura de pontos de sol com poucas chuvas na capital baiana – condições que devem se manter até a próxima quarta-feira (14). As temperaturas neste período devem variar entre 24° (mínima) e 31° (máxima).

Desde a última quinta-feira (8) até às 10h da manhã deste domingo (11), a Codesal registrou 1,5 mil ocorrências. A maior demanda neste período foi referente à ameaça de deslizamento, com 355 registros.

Apoio à população – Com o acionamento do Sistema de Alerta e Alarme em oito comunidades de Salvador, as famílias que precisaram deixar suas residências por conta do alto risco de deslizamento de terra foram encaminhadas para os abrigos ofertados pela Prefeitura. Até a manhã de hoje, o quantitativo de acolhidos nestes espaços era de 130 pessoas.

Pela manhã, a vice-prefeita Ana Paula Matos visitou os abrigos de Bosque Real e Baixa do Cacau, nas escolas municipais de Novo Marotinho e Santa Terezinha, respectivamente, para verificar de perto a situação das famílias. Ao lado do diretor da Codesal, Sosthenes Macêdo, e do titular da Secretaria de Promoção Social, Combate a Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), Kiki Bispo, ela participou ainda da comemoração de aniversário de um dos abrigados.

A comunidade de Mamede, no Alto da Terezinha, é a que tem o maior número de acolhidos. Para cumprir as medidas de prevenção ao Covid-19 e proteção à vida, nesta comunidade foi necessário usar dois espaços para o abrigamento. Na Escola Municipal Santa Terezinha há 34 pessoas, sendo 23 adultos, oito crianças, dois adolescentes e um bebê. Já na Escola Municipal Durval Pinheiro há 17 pessoas, sendo oito adultos, oito crianças e um adolescente.

A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece com o plantão 24 horas todos os dias da semana. As solicitações podem ser efetuadas pelo telefone gratuito 199.