Logo Prefeitura de Salvador

Salvador sedia mais uma edição do projeto Camp Atletas do Futuro

Está sendo realizada, nesta semana, mais uma edição do projeto Camp Atletas do Futuro, que tem a proposta de fomentar a prática esportiva em futebol para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, além de executar atividades que contribuem para a formação cidadã. Apoiada pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), a atividade acontece nesta terça-feira (5), até as 17h, no campo do Arvoredo, em Tancredo Neves. 

O projeto está sendo levado para sete bairros de Salvador e a expectativa é que cerca de 1,2 mil jovens sejam beneficiados com o projeto. Até o último dia da edição 2022, prevista para acontecer no sábado (9), crianças e adolescentes entre sete e 15 anos, assistidos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), estudantes da rede municipal ou estadual de ensino, ou oriundos de projetos sociais esportivos de comunidades de Salvador, participarão das atividades programadas.  

O primeiro dia da edição 2022 aconteceu nesta segunda (4), no campo da Pronaica, em Cajazeiras X. As aulas foram ministradas pelo auxiliar técnico das categorias de base Sub-17 e Sub-19 do clube MSV Duisburg, na Bundesliga alemã, Damir Salkovic, e do brasileiro, atuante também em clubes alemães, Jeremias Lopes dos Santos. 

Futebol – Assistida pelo Cras de Cajazeiras, Sônia Maria de Jesus, 41 anos, estava acompanhando o filho Ítalo Gessy, de 14 anos. A dona de casa enxerga o projeto como um grande contribuinte para o desenvolvimento social de jovens. 

“São poucas as oportunidades que os jovens de hoje em dia possuem. Essa iniciativa é uma grande oportunidade, também, de interação com outras pessoas. Tudo aqui está bastante organizado”. 

Com um sonho de ser jogador de futebol profissional, Ítalo Gessy disse que o projeto Camp Atletas do Futuro é uma grande oportunidade para todos aqueles que sonham em seguir profissionalmente o esporte.  

“Vejo muitos jovens que não têm oportunidades indo para outro caminho, e não é isso que eu quero. Através do futebol, eu quero mudar a vida de minha maior incentivadora: a minha mãe”, disse. 

Durante as atividades, são desenvolvidos treinos de fundamento básico, técnico, estratégico e tático. Além disso, os participantes recebem meias, calções, camisas, lanches e água. 

Comunidades – Para a diretora de Proteção Social Básica da Sempre, Emanuele Rodovalho, o Camp Atletas do Futuro agrega o esporte ao social, além de promover a inclusão social de crianças e adolescentes e fortalecimento de vínculos comunitários e familiares. “Neste primeiro dia estamos no território de Cajazeiras e, ao longo desta semana, estaremos em outros territórios para, também, gerar oportunidades esportivas”, ressaltou. 

Na quarta-feira (6), o projeto visitará o Campo dos Ex-Combatentes, em Itapuã; na quinta-feira (7), o campo de São Marcos, no bairro que leva o nome do campo, receberá o projeto. Na sexta-feira (8), o Camp Atletas do Futuro chega ao Campo da Terezinha, no Alto da Terezinha. 

No sábado (9), último dia da edição 2022, o projeto será realizado no período da manhã, no campo da Comunidade Guerreira Zeferina, em Periperi; e durante a tarde o destino será o Campo da Praça do Sol, também em Periperi. As aulas são realizadas das 8h às 12h, e das 13h às 17h.

Skip to content