Salvador sediará evento de Tecnologia e Inovação da América Latina em dezembro

Pela primeira vez em 32 anos, Salvador vai sediar a Conferência Anprotec de Tecnologia e Inovação (TI), reunindo participantes de toda a América Latina. A 32ª edição do evento vai ocorrer nos dias 5 a 8 de dezembro, no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio. Com o tema “200 anos de Independência: o cenário da CT&I no Brasil”, o encontro vai abordar a história e o contexto que contribuíram para a criação de uma identidade brasileira no cenário de TI, bem como as oportunidades e desafios para o setor.

Esse será a primeira edição presencial após a pandemia e a expectativa é de que haja uma participação de 800 pessoas por dia no evento. Alguns dos nomes de destaque na programação são Bruce Katz, cofundador e diretor inaugural do Nowak Metro Finance Lab, um laboratório que ajuda as cidades a identificar e implementar estratégias inovadoras, alavancar ativos públicos e financiar infraestrutura pública, para o bem-estar de todos; Bram Pauwels, co-criador do primeiro programa de políticas para aumentar as ações sociais, econômicas e ambientais por meio do empreendedorismo social, na região metropolitana de Amsterdã; e Federico Morán, diretor da Fundación para el Conocimiento Madri+d.

“Haverá palestrantes não só brasileiros, mas internacionais também, chamando a atenção de todo o ecossistema nacional e internacional para a cidade, posicionando Salvador como uma capital importante, na área de inovação e tecnologia. Acho que uma das ações mais importantes na atual gestão tem sido conectar as pessoas, pois é através da conexão das pessoas que surgem novas ideias e novas possibilidades de negócios”, conta o diretor de Inovação da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), Luis Gaban.

A 32ª Conferência Anprotec é realizada pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Sebrae e conta com a coorganização da GetIN Aceleradora e da Prefeitura de Salvador, por meio da Semit, além do patrocínio e apoio de outras entidades públicas e privadas. A programação completa e as inscrições estão disponíveis no site https://anprotec.org.br/conferencia2022/ .

Eventos – Salvador chega ao final do ano com uma coleção de alguns grandes eventos na área de Ciência, Tecnologia e Inovação na cidade, a exemplo da e-Agro, Feira de Inovação, Tecnologia, Agropecuária e Geração de Negócios; da Bahia Expo & Negócios, maior feira de negócios e capacitação empresarial da Bahia; da BeyondExpo, voltada para a área gamer e cultura pop-geek; do evento Mulher.com, visando o fortalecimento do empreendedorismo feminino; do Vemob, maior evento de veículos elétricos do Nordeste e Scream Festival, maior evento de inovação e criatividade do Norte e Nordeste.

“Nós estamos vendendo Salvador não só como destino sol e praia, mas também como uma cidade onde você pode fazer negócios. É o que estamos proporcionando, fazendo com que pessoas de fora estejam em Salvador, conheçam a nossa cidade e o potencial que temos aqui hoje com o Hub Salvador, com o Centro de Convenções estruturado, com o Colabore e futuramente com o Doca 1 – Polo de Economia Criativa, ou seja, a cidade conta hoje com uma série de equipamentos na área de inovação para criar esse ambiente propício para as conexões, inclusive com pessoas de fora”, ressalta Gaban.

O gestor lembra ainda que eventos como esse movimentam diversos setores, como o da rede hoteleira, de transporte e alimentação. “Nós temos procurado calendarizar esses eventos e a 32ª Conferência Anprotec é o maior da América Latina, então ficamos muito satisfeitos por estar conseguindo, mesmo com a pandemia, superar as expectativas e movimentar o ecossistema, a economia e o mercado”, diz.

Criado: 22 Novembro 2022