Salvador segue líder no Nordeste na geração de empregos

A capital baiana manteve a liderança na geração de emprego no Nordeste em setembro, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, divulgados esta semana. Foram 4.873 vagas criadas no mês passado e, no acumulado do ano, a soma já chega a 35.340 postos de carteira assinada.

Entre as capitais brasileiras, Salvador figura na sexta posição. No agregado do ano, o setor de Construção Civil continua na liderança na criação de novas vagas, com saldo de 10.919 postos, seguido do setor de Serviços (10.552), com destaque para o segmento de Educação (5.778 postos) e Saúde (4.774). A Indústria promoveu 2.239 vagas e o Comércio, por sua vez, obteve um saldo de 689 empregos criados no ano.

“Importante observar que esses bons resultados constantes do Caged demonstram uma retomada econômica bastante sólida e crescente da economia de nossa cidade. Os números confirmam os resultados alcançados pelos nossos programas focados em empregabilidade e qualificação profissional, como é o caso do Treinar pra Empregar e do Empreenda Salvador”, reforça a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes.

Além dessas duas iniciativas voltadas para capacitação de mão de obra, a Prefeitura lançou diversas outras ações para melhoria do ambiente de negócios na cidade. Entre as medidas estão a redução do tempo de abertura de empresas, regulamentação da lei de concessões, integração da RedeSim, criação de taxa única de eventos, estímulos e incentivos fiscais, extinção da taxa de publicidade de lojistas dentro de empreendimentos comerciais.

Também entram na lista investimentos implantação do Doca 1, a Cidade da Música da Bahia e programas como o CredSalvador, que oferece acesso fácil de crédito com juros baixos e carência elevada e que já beneficiou quase de 6 mil microempreendedores.

Criado: 27 Outubro 2022