Logo Prefeitura de Salvador

Salvador Social II garante mais U$125 milhões para áreas da saúde, educação e assistência social

Uma missão do Banco Mundial, liderada por Pablo Acosta, diretor de Desenvolvimento Humano da instituição, está em Salvador a partir desta terça-feira (20) para avaliação e conclusão da primeira etapa do projeto Salvador Social e encaminhamento do Salvador Social II, projetos desenvolvidos pela Prefeitura. A previsão é de mais US$125 milhões em investimentos nos próximos quatro anos, nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social da capital baiana. 

A agenda foi iniciada pela manhã na sede da Casa Civil, na Avenida ACM. “A missão chega para finalizar as tratativas da primeira etapa do projeto, que alcançou e superou as metas estabelecidas. Trata-se de um projeto essencial para impulsionar a evolução dos índices sociais da nossa cidade, prioridade da atual gestão e que dá continuidade ao trabalho iniciado na gestão passada”, declarou o secretário da pasta, Luiz Carreira. 

No período da tarde, os dirigentes do Banco Mundial visitaram os Centros de Referência de Assistência Social Itapuã e Nordeste de Amaralina, administrados pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre). As unidades estão na lista dos 18 Cras que foram requalificados através da primeira etapa do projeto. 

Nesta quarta-feira (21), a agenda segue com reuniões com as secretarias municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Smed). Na quinta-feira (22), a Sempre apresentará o status das atividades apoiadas pelo projeto dos componentes, etapas 1 e 2, na sede da pasta, no Comércio. Já na sexta-feira (23), além do alinhamento final e próximos passos do projeto, a programação também envolve a realização da Feira Social Guerreira Zeferina. 

Salvador Social – Coordenado pela Casa Civil, com o apoio da Unidade de Gerenciamento de Projeto (UGP), as ações do Salvador Social são desenvolvidas pelas secretarias de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Saúde (SMS) e Educação (Smed). Os objetivos da missão, composta por dez técnicos do banco, são apoiar na implementação do projeto; verificar os resultados alcançados; e discutir os arranjos da gestão financeira, contábil e de desembolso. 

Iniciativa de impacto social da gestão municipal que visa modernizar e melhorar a qualidade e o acesso aos serviços de Saúde, Educação e Assistência Social da história da cidade, o Salvador Social é um investimento de US$250 milhões, financiados pelo Banco Mundial. O projeto está integrado ao Plano Estratégico de Salvador, com a implementação de ações estratégicas do município para aprimorar a prestação de serviços sociais, com ênfase em melhorias na eficiência do sistema de Saúde, na qualidade da Educação e na efetividade da Proteção Social. 

O Salvador Social conta com dois componentes. O primeiro fornecerá apoio à implementação das principais ações estratégicas do município nos três setores sociais. Já o segundo componente prestará assistência técnica às secretarias municipais responsáveis pelo cumprimento das metas acordadas e à Casa Civil, na coordenação e liderança da política e gestão transversais da administração municipal.

Criado: 20 Setembro 2022

Skip to content