Salvador Tech estimula formação de desenvolvedores de softwares

De acordo com o GitHub, uma das maiores plataformas de colaboração de desenvolvimento de software do mundo, o Brasil possui mais de 3 milhões de usuários ingressos na plataforma – apenas em 2022, foram mais de 920 mil pessoas. O rápido crescimento (39%) coloca o Brasil entre os três principais países com mais desenvolvedores de software no GitHub fora dos EUA, atrás apenas da Índia, que registrou mais de 2,5 milhões de novos usuários na plataforma, e China, com mais de 1,2 milhão de novos usuários.

A Salvador Tech, política pública desenvolvida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), vem contribuindo para que os soteropolitanos também façam parte desta estatística. A iniciativa oferta cursos gratuitos na área de desenvolvimento de softwares, promovendo inclusão digital e social, incentivando e fomentando a cultura inovadora, tecnológica e empreendedora no município.

Desde o lançamento, em fevereiro de 2022, a Salvador Tech já conta com mais de 75 mil acessos e cerca de 10 mil usuários cadastrados. Nesse período, mais de 1,5 mil certificados foram emitidos nos cursos disponíveis na plataforma.

Os alunos aprendem sobre a atividade de criar programas de computação, desde o conceito sobre desenvolvimento de softwares, sistema computacional, linguagens de desenvolvimento, até a entrega, implementação e gestão de produtos e projetos. “Saber que os projetos e as parcerias que desenvolvemos geram oportunidades para a população é extremamente gratificante. Se as pessoas evoluem e absorvem experiências e conhecimentos por meio destes programas, a cidade de Salvador também evolui”, declara o líder de projetos da Semdec, Yuri Dias.

Belchior Souza, de 45 anos, foi aluno do curso e acredita que os conhecimentos aprendidos nas aulas gratuitas oferecidas pela Salvador Tech ajudaram a encontrar sua ocupação atual na área de T.I.  “Gostei muito da proposta de levar conhecimento de forma gratuita. A Salvador Tech faz um ótimo trabalho. Em uma entrevista para área de TI, falei dos cursos feitos na Salvador Tech e consegui a vaga. Acredito que teve um peso importante”, relata.

Plataforma – A plataforma Salvador Tech oferece mais de 120 cursos oferecidos em quatro trilhas de formação disponíveis: conhecimentos básicos, informações sobre carreiras, desenvolvimento de softskills e cursos de formação tech. O endereço da ferramenta é o www.salvadortech.salvador.ba.gov.br .