Salvador tem a melhor gestão fiscal entre capitais do Brasil

Salvador voltou a registrar o melhor desempenho em gestão fiscal entre as capitais do Brasil. O resultado foi divulgado na quinta-feira (21) pelo Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), referente ao ano de 2020.

“Mesmo com o cenário adverso provocado pela pandemia de Covid-19, Salvador prosseguiu com a missão de trabalhar com foco no equilíbrio fiscal, realizando as obras e atividades necessárias aos cidadãos com total planejamento e responsabilidade no que diz respeito ao uso dos recursos públicos. Isso tem feito, inclusive, com que a capital baiana servisse de exemplo para outras cidades no país. Nossa intenção é continuar com essa missão, trabalhando com eficiência para todos os cidadãos, principalmente aqueles mais necessitados”, avaliou o prefeito Bruno Reis.

A metodologia utilizada pela pesquisa observa autonomia, gastos com pessoal, liquidez e investimentos. Em todos os pontos a capital baiana apresentou melhora. No requisito autonomia, Salvador registra nota máxima (1,0) desde 2013, o mesmo ocorre com gasto com pessoal desde 2016 e liquidez desde 2018.

O resultado positivo reflete o bom planejamento das receitas e dos gastos da capital baiana, que, apesar da pandemia da Covid-19, chegou ao final de 2020 com folga no caixa. Para a secretária da Fazenda de Salvador (Sefaz), Giovanna Victer, o bom desempenho e o crescimento constante registrado pelo Índice desde 2013 é explicado por decisões políticas que garantem uma gestão com responsabilidade fiscal.

“Salvador demonstra ser exemplo no planejamento, probidade e na responsabilidade com os recursos públicos, o que garante o aumento da qualidade na prestação de serviços e investimentos para a cidade”, afirmou a titular da Sefaz.