Salvador terá 10 novos Centros Municipais de Educação Infantil

O prefeito ACM Neto assinou nesta segunda-feira (31) dez contratos para construção de novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e a ordem de serviço para início imediato das obras dos três primeiros, será nos bairros de Brotas (Rua Amado Coutinho), Itapuã (Avenida General Severino Filho) e CIA Aeroporto (Estrada das Margaridas). Outros sete serão erguidos no Alto da Terezinha, Bairro da Paz, Águas Claras, Praia do Flamengo, Piatã e Pirajá, e um segundo em Brotas, nesse caso no Conjunto dos Bancários. A ação faz parte das comemorações pelos 465 anos de Salvador, com uma agenda de entregas que foi estendida para a primeira semana de abril diante do volume de presentes para a cidade.

02PREFEITOACM

Os centros educacionais será construídos com recursos do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância), voltado para a assistência financeira do governo federal para a construção, reforma e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas da educação infantil. Cada CMEI tem capacidade para atender a 120 alunos em tempo integral. As unidades terá oito salas de aula, sala de repouso, solarium, fraldário, playground, áreas para recreação coberta e descoberta, sanitários infantis e para pessoas com necessidades especiais, vestiário, cozinha, lactário e sala multifuncional. Os CMEIs custam, cada um, cerca de R$ 1,5 milhão.

PREFEITOACM

“Temos um déficit grande nesse setor e até 2016 queremos criar 25 mil vagas na pré-escola. Começamos, portanto, a trilhar esse caminho. Estamos com mais 30 projetos sendo analisados pelo Ministério da Educação, e com boas perspectivas de saírem do papel. Um dos grandes problemas que enfrentamos atualmente é a falta de terreno, e para suprir isso estamos num esforço para alugar imóveis e já ampliar de imediato a oferta do ensino infantil. Temos certeza que vamos, com isso, beneficiar as mães, que vão poder trabalhar deixando seus filhos em paz, em tranquilidade, sabendo que estarão bem cuidados. Vale aquela história de que quando se começa bem, avança bem. Ter uma boa pré-escola é a receita para que aquela criança tenha toda uma vida consistente de aprendizado”, afirmou o prefeito ACM Neto.

O secretário de Educação, Jorge Khoury, destacou o trabalho executado em todas as áreas do setor, inclusive no aprendizado do inglês e da valorização dos profissionais. “Essa é uma gestão que tem se preocupado com as mais diversas ações. No caso do inglês, começamos a implantar uma forma eficiente de garantir o aprendizado dos alunos com foco na oralidade porque entendemos que numa cidade com as características de Salvador essa é uma questão que deve ser valorizada, que interfere positivamente na vida profissional desses alunos no futuro. A valorização dos profissionais também tem sido uma marca dessa gestão, com computadores já entregues aos professores, ampliando as possibilidades nas salas de aula, além do pagamento do abono no ano passado. São ações que demonstram o esforço da Prefeitura com essa área”.