Salvador terá Drive-Thru Escolar neste fim de semana

Uma parceria entre a Prefeitura e as entidades da sociedade civil promove, neste sábado (26) e domingo (27), a primeira edição do Drive-Thru Escolar, que acontecerá das 8h às 16h, na sede da Hora da Criança, na Avenida Juracy Magalhães Jr, no Lucaia. A iniciativa visa beneficiar crianças e adolescentes atendidos por entidades que atuam em Salvador e que fazem parte do Fórum de Defesa da Criança e do Adolescente de Salvador (Focas), com o objetivo de arrecadar materiais escolares

Na ocasião, os voluntários receberão doações de materiais escolares novos, que serão entregues aos jovens como forma de recuperar a dignidade escolar deles. Entre os materiais necessários neste primeiro drive-thru estão lápis, caderno, papel ofício, caneta e mochila.

“Não ter esses materiais afeta a aprendizagem de crianças e adolescentes mais vulneráveis. O nosso objetivo é fortalecer cada vez mais ações que promovam a qualidade de vida dos nossos jovens”, ressaltou a secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo.

O 1º Drive Thru Dignidade Escolar é organizado em conjunto pela SPMJ, Fórum de Defesa da Criança e do Adolescente de Salvador (Focas), Central Única das Favelas (Cufa), Empresa Salvador Turismo (Saltur), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e apoio de outros órgãos e entidades da sociedade civil.

Números – Um levantamento da ONG Todos Pela Educação mostra que 40,8% das crianças brasileiras entre seis e sete anos não sabiam ler ou escrever em 2021. Para chegar a essa conclusão, a ONG analisou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do IBGE. O questionário do IBGE é respondido pelos responsáveis pelas crianças.