Logo Prefeitura de Salvador

Salvador terá Expo Carnaval e Festival Virada Salvador 2023 na Boca do Rio

O Carnaval e o Réveillon são as principais atividades do calendário de eventos da capital baiana. E para quem estava com saudade do clima da folia momesca e de curtir os festejos de fim de ano, a Prefeitura anunciou, nesta quinta-feira (15), a realização da I Expo Carnaval Brazil, feira inédita de experiências relacionada ao segmento, e a grade das atrações confirmadas para o Festival Virada Salvador 2023. Os detalhes foram divulgados pelo prefeito Bruno Reis e pelo presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, em coletiva à imprensa realizada na Casa do Carnaval, no Centro Histórico. 

Sobre a festa da virada, o prefeito destacou a importância da retomada da festa para a economia e cultura soteropolitana. “Depois do Carnaval, o Réveillon/Festival da Virada é a maior festa de fim de ano do país. A ideia é fazê-la ainda mais forte este ano. Então, de 28 de dezembro a 1º de janeiro teremos 36 atrações, trazendo praticamente todos os ritmos musicais, com a força da música baiana, mas sem esquecer as demais representações. Então, teremos cinco dias de festa, com mais de dois milhões de pessoas, 300 artistas num total de 70 horas de música, começando às 17h às 6h”, declarou Bruno Reis. 

O chefe do Executivo destacou a importância das festas de Carnaval e Réveillon para a geração de emprego e renda no período. “Neste período chegamos a 100% de ocupação hoteleira, buscando alcançar o posto de 1° destino turístico do país. Se o Carnaval injeta R$1,5 bilhões, o Virada Salvador traz cerca de R$400 milhões circulando em nossa economia, com hotéis, bares, restaurantes, transporte, dentre outras atividades, gerando renda e oportunidades neste período de verão e final do ano. E quanto à grade de artistas, mesmo com a concorrência do setor privado, conseguimos trazer grandes atrações para concorrer com grandes festas em todo o país, com as principais atrações nacionais e locais”, completou.

Réveillon – Parte da grade de atrações da Virada Salvador também foi divulgada na manhã de hoje. Após dois anos de pausa devido à pandemia de Covid-19, o evento volta com força total à Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, reunindo 30 apresentações (totalizando mais 300 artistas) e 70 horas de música. O festival acontecerá entre os dias 28 de dezembro a 1º de janeiro de 2023. Os cinco dias de show contarão com atrações locais e nacionais, em um mix de ritmos para agradar todos os gostos. 

Entre os nomes já confirmados estão Xand Avião, Jorge & Mateus, Bell Marques, Daniela Mercury, Vítor Fernandes, É o Tchan, Nattan, Psirico, Timbalada, Ivete Sangalo, Danniel Vieira, Ilê Aiyê, Gusttavo Lima, Simone, La Fúria, Tarcísio do Acordeon, Mari Fernandez, Parangolé, Thiago Brava, Rafa & Pippo, Durval Lelys, Alok, Olodum e Saulo. 

No dia 31 de dezembro subirão ao palco Lincoln, Léo Santana e Wesley Safadão. Claudia Leitte comandará a noite da virada de ano, seguida pelas apresentações de João Gomes, Zé Vaqueiro, além do cantor Thiago Aquino. Os detalhes da estrutura que será montada na Arena Daniela Mercury serão divulgados em breve. 

Para o presidente da Saltur, após dois anos de espera, soteropolitanos e turistas viverão um momento único com a retomada do Festival da Virada. “O anúncio com dois a três meses de antecipação serve para que as pessoas possam se programar. Quem pensava em sair tem a chance de optar por ficar na cidade e passar a virada do ano por aqui, pois é uma das três principais opções dos brasileiros na hora de escolher onde passar o réveillon. É uma opção de lazer, de fazer negócio, gerar emprego, renda e contém uma grade de atrações muito fortes para mostrar que Salvador está voltando com tudo para o circuito de eventos. E isso aliado a todo o processo de transformação que a cidade tem passado é um indício muito importante de que teremos também o maior Carnaval de todos os tempos”, disse Edington. 

Expo Carnaval – A I Expo Carnaval Brazil ocorrerá no Centro de Convenções, na orla da Boca do Rio, entre os dias 14 e 15 de outubro, tendo como um dos destaques o Pavilhão Principal, composto por espaços imersivos das cidades de maior relevância da festa e que vai abrigar exposições, inovações, inspirações e tendências. Também haverá o Carnaval Academy, um palco central onde acontecerá uma série de painéis, palestras e boas práticas mediados por importantes nomes ligados ao setor, discutindo temas como Economia Criativa, Carnaval Sustentável, Diversidade e Metaverso, entre outros importantes cenários. 

A Expo é uma realização da Zum Brasil em parceria com a Iessi e tem apoio da Prefeitura de Salvador. “Este é o lugar ideal para lançamento deste evento, Salvador, Casa do Carnaval, pois aqui é realizada a maior festa de rua do planeta. Uma festa que nasceu, cresceu, se estruturou e hoje é uma das maiores fontes de renda da cidade. É um produto que gera mais de 50 mil empregos diretos e indiretos, injetando milhões de reais na economia soteropolitana, e é uma festa que encerra nosso verão. A Expo trará para Salvador os maiores nomes do entretenimento do país, que ajudará ainda mais a divulgar nosso Carnaval para o Brasil e o mundo”, declarou Bruno Reis. 

Bruno Portela, diretor de Operações da Zoom Brasil, empresa responsável pela Expo Carnaval Brazil, destaca a importância da retomada dos grandes eventos na capital baiana. “São festas de grande relevância e o Carnaval, em especial, é o maior produto do turismo brasileiro. E precisamos antecipar essa retomada, planejando com estratégia, sustentabilidade, dar às marcas um novo valor, e isso tudo será discutido neste evento”.

Criado: 15 Setembro 2022

Skip to content