Salvador vacina cerca de 6 mil pessoas no primeiro dia da campanha contra gripe

Cerca de 6 mil pessoas buscaram os 115 pontos de imunização durante o primeiro dia da campanha contra gripe em Salvador, nesta segunda-feira (12). No total, foram 3.317 crianças entre seis meses e menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) e 2.014 trabalhadores da saúde, além de 676 gestantes e puérperas que tiveram acesso à dose do imunizante.

Um dos pontos de grande procura foi o drive-thru instalado no Shopping Barra. Profissional da saúde, Líliam Paixão, de 34 anos, quis levar logo o filho Lucas, de 2 anos, para se proteger contra a gripe. “Trabalhando nessa área, eu sei da importância da imunização. Por isso, eu o trouxe logo no primeiro dia, pois ele já fica protegido”, contou.

Já no Multicentro de Saúde Carlos Gomes, um dos pontos fixos, o clima era bem mais tranquilo. Por morar próximo, a dona de casa Ana Cláudia dos Santos, de 39 anos, levou logo Levi Miguel, de 2 anos, para se vacinar. “Estou feliz agora em ver meu filho livre de doenças gripais. Eu fiquei com um pouco de receio, por causa da Covid-19, mas achei melhor trazer ele por uma questão de segurança”.

Nessa primeira fase da campanha, que vai até o dia 10 de maio, estão sendo contempladas crianças com idade até seis anos, gestantes em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias). A meta é vacinar 90% do público alvo da primeira fase, que conta com aproximadamente 320 mil pessoas.

Postos – A imunização acontece de segunda a sexta-feira (exceto feriados), em 115 pontos, das 8h às 17h. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) teve o cuidado de separar os postos de imunização da influenza para evitar aglomerações. Desse modo, três pontos de drive thru e 112 pontos fixos foram dedicados exclusivamente para a vacinação contra a gripe, enquanto a vacinação contra a Covid-19 ocorre em outros locais.

O drive thru do Shopping Barra está atendendo crianças com idade de até seis anos; o shopping Bela Vista, trabalhadores da saúde e o Shopping da Bahia segue com a imunização de puérperas e gestantes. Os postos fixos estão atendendo os três públicos. Uma lista com a relação de todos os postos está disponível para download no site da SMS.

Documentação – Para ter acesso à dose, no caso das crianças, é necessário levar identidade ou certidão de nascimento. Já as gestantes e puérperas devem apresentar, além da identidade, o exame ou certidão de nascimento da criança. Os trabalhadores da saúde devem levar qualquer documento que comprove o vínculo laboral, além de RG.

Proteção – Embora as atenções estejam voltadas para a Covid-19 neste momento, a vacinação contra a Influenza também é importante, pois evita uma sobrecarga no sistema de saúde, visto que a gripe também pode ter complicações e levar o indivíduo à morte. Além disso, a vacinação contra a gripe facilita um eventual diagnóstico para a Covid-19 e evita os riscos de coinfecção, que é quando dois vírus diferentes atacam a pessoa ao mesmo tempo.

“O vírus influenza tem potencial para causar complicações e óbitos, principalmente em grupos prioritários como crianças, idosos, puérperas e portadores de doenças crônicas. A partir do momento em que eu vacino as pessoas e elas não adoecem, elas não vão precisar procurar o sistema de saúde, que já está no limite por causa do coronavírus”, explicou a subcoordenadora de Imunização da SMS, Doiane Lemos.

De acordo com Doiane, a circulação do vírus H1N1 começa em maio. A vacinação é feita a partir de abril para que, no inverno, a maioria das pessoas já esteja vacinada.