Salvador vacina mais de 80% dos animais em campanha antirrábica

Prestes a completar um mês, a campanha de vacinação antirrábica atingiu pouco mais de 80% do público alvo, entre cães e gatos, em Salvador. Até esta sexta-feira (17), pouco mais de 145 mil bichos foram vacinados. A meta do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), é imunizar 180 mil animais.

Neste sábado (18) e domingo (19), um drive-thru para imunização – onde os pets poderão ser imunizados sem descer dos veículos – funcionará, das 8h às 16h, com a aplicação da vacina antirrábica para cães e gatos, na UNIFTC Paralela. No intuito de evitar a disseminação da Covid-19, o uso da máscara pelos tutores, que levarem os pets para imunização, será obrigatório.

Para intensificar a aplicação das doses, a pasta disponibilizará pontos itinerantes, neste final de semana, também com oferta da vacina, no mesmo horário, nas localidades da 4ª Delegacia Territorial (DT) e final de linha do bairro de São Caetano; ponto farol da Fazenda Grande do Retiro; supermercado Sol, na Boa Vista de São Caetano; e final de linha do Alto de Peru.

Prorrogação – Com previsão para encerrar no dia 27 de setembro, a campanha antirrábica será prorrogada até o dia 30 de setembro, para ampliar o acesso ao imunizante.

A expectativa é vacinar 100% dos cães e gatos esperados pelas equipes nos próximos dias. É possível ter acesso à vacina, de segunda à sexta-feira, em 98 postos de saúde espalhados pela cidade, das 8h às 14h. Devem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes.

“A avaliação é bastante positiva. Estamos ampliando o prazo, para que todos possam comparecer com seus animais. A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com alto grau de letalidade”, afirmou a diretora de Vigilância à Saúde, Andréa Salvador.