Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura lança Movimento Salvador vai de Bike

 

No próximo domingo (22), Dia Mundial sem Carro, a Prefeitura de Salvador inaugura as primeiras estações de compartilhamento de bicicletas e o primeiro circuito de ciclofaixas (Campo Grande – Centro Histórico) que integram o Movimento Salvador vai de Bike. No sábado (21), o prefeito ACM Neto lança oficialmente o movimento, fruto de uma parceria do Executivo municipal com a empresa Serttel e o Banco Itaú. A apresentação à imprensa será em coletiva no Cine Glauber Rocha, na Praça Castro Alves, a partir das 8h30. No local, o prefeito vai apresentar uma das estações e as bicicletas.

 

BICICLETAS1709

 

O objetivo é incentivar o uso de bicicletas na cidade, buscando impactar positivamente a mobilidade urbana, bem como difundir uma cultura de sustentabilidade entre os soteropolitanos, através do estímulo à utilização de transportes alternativos não poluentes e à consequente redução da emissão de gases nocivos à saúde.

 

 

Buscando a aceitação e adesão pela população, a iniciativa atua em diversas frentes, que são: implantação de 40 estações públicas de compartilhamento de bicicletas e circuitos de ciclofaixas de lazer e turismo; ações de educação e conscientização, a exemplo da realização de eventos e atividades pró-uso de bicicletas; implantação e requalificação da infraestrutura cicloviária e dos bicicletários; e políticas públicas voltadas para o setor e para o desenvolvimento econômico, por meio do estimulo aos chamados “bike negócios”.

 

 

O programa é desenvolvido pelo Escritório Municipal da Copa do Mundo da FIFA (Ecopa), em parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Transportes (Semut) e a Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador). Além disso, o projeto conta com a participação da Secretaria da Cidade Sustentável (Secis), da Superintendência de Controle e Ordenamento do Solo do Município (Sucom), da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), da Superintendência de Conservação e Obras Públicas de Salvador (Sucop) e da Empresa Salvador Turismo (Saltur).

 

 

Sistema – O Sistema Público de Bicicletas Compartilhadas consiste na instalação de estações inteligentes em locais estratégicos da cidade, conectadas a uma central de operações via wireless, alimentadas por energia solar, distribuídas em pontos estratégicos. Em Salvador, o uso do sistema será praticamente gratuito. O usuário deverá arcar apenas com o credenciamento anual, no valor de R$10, valendo-se do serviço ao longo de 12 meses, ou seja, sem a cobrança de tarifas diárias ou mensais, diferente do que ocorre em outras capitais.

 

 

Circuitos – Para incentivar ainda mais o hábito de andar de bicicleta, acontecerão também os Circuitos de Ciclofaixas de Lazer e Turismo, sendo o do Campo Grande – Centro Histórico, primeiro a ser inaugurado, funcionará no domingo das 7h às 16h. As ciclofaixas visam a oferecer à cidade uma opção de baixo impacto sobre o ambiente urbano, ao mesmo tempo em que contribuem para a valorização do patrimônio histórico e cultural da capital baiana. Para isso, foram identificados pontos estratégicos nos roteiros (praças, museus, monumentos históricos, paisagens), com o objetivo de incentivar a visitação, fortalecendo o turismo.

 

 

Implantação – O procedimento para seleção das empresas interessadas na prestação de serviços de implantação, operação e manutenção do Sistema de Bicicletas Compartilhadas e Ciclofaixas de Lazer foi realizado através de chamamento público, cujo resultado final foi divulgado em 30 de agosto, no Diário Oficial do Município. A empresa vencedora foi a Serttel Ltda, que possui grande expertise em atividades dessa natureza nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, entre outros. Salvador será a quinta capital brasileira a implantar o sistema e conta também com a parceria do Banco Itaú.

Skip to content