Salvador vai ganhar mais estações de monitoramento

A capital baiana terá mais estações de monitoramento da qualidade do ar. O Termo de Cooperação Técnica (TCT) para a realização da Rede de Monitoramento do Ar (RMAr) foi assinado, nesta sexta-feira (1º), entre a Secretaria da Cidade Sustentável (Secis), Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e Cetrel e vai possibilitar a instalação de mais equipamentos na cidade, sendo três deles até dezembro e localizados no Itaigara, Avenida Barros Reis e Calçada.

“Quando falamos em meio ambiente e sustentabilidade os gestores públicos são importantes, entidades e órgãos são importantes, mas de nada vai adiantar nossos debates se não contagiarmos a população. Quando as nossas ações forem também as ações de toda uma sociedade, teremos então alcançado o sucesso”, afirmou o secretário Ivanilson Gomes, durante a cerimônia.

Salvador é a primeira do Norte-Nordeste do Brasil a ter uma Rede de Monitoramento do Ar (RMAr). As cabines são uma iniciativa da Braskem com realização da Cetrel, em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador através da Secretaria da Cidade Sustentável (Secis) e do Governo da Bahia.

A primeira unidade foi instalada em 2010 no Centro Administrativo da Bahia (CAB), à margem da Avenida Paralela, e cada uma das estações é composta por analisadores contínuos que geram informações de gases e partículas e através de sensores meteorológicos. Eles medem a quantidade de diferentes compostos químicos, além da temperatura, velocidade e direção do vento, umidade, radiação solar, pressão e chuva. Na Estação Pirajá, também é monitorado o material particulado mais fino.

O material colhido é usado para elaboração de relatórios e, com base nos resultados, a secretaria pretende partir para políticas públicas voltadas para poluição do ar, além de leis e inventários. Desde que as estações começaram a ser implantadas, Salvador não demonstra alterações nos níveis do material monitorado, com diferença nas taxas apenas em Pirajá, por ser uma região com pouca circulação de vento mas com muitos carros, ônibus e oficinas mecânicas, além de cortar a BR-324.

O equipamento, inclusive, faz parte da exigência da Federação Internacional de Futebol (Fifa) para cidades-sede da Copa do Mundo 2014, sendo este um fator decisivo junto à Fifa na escolha de Salvador como uma das capitais que acolherão os jogos no próximo ano. A população também pode acompanhar as informações do Índice da Qualidade do Ar através do site da Cetrel (www.cetrel.com.br) e dos totens espalhados por toda a cidade.

Rede de Estações

– Avenida Paralela (Centro Administrativo da Bahia)

– Avenida ACM (sede do Detran)

– Avenida Juracy Magalhães (sede da Embasa)