Logo Prefeitura de Salvador

Salvamar adota Jiu JItsu para auxiliar o salvamento de banhistas

 

Um método pioneiro de salvamento em água com a utilização do Jiu Jitsu está sendo implantado pela Salvamar. Idealizada pelo professor e salva-vidas Jou Oliveira em parceria com quatro colegas, a arte marcial japonesa vem sendo incorporada há dois anos nos treinamentos da equipe de salva-vidas do órgão, sempre entre os meses de março e outubro, considerados baixa estação, como forma de preparação para o período de maior frequência das praias, que vai de novembro a fevereiro.

 

SALVAVIDAS

A nova técnica de salvamento é simples e exige menor força no resgate de vítimas, evitando assim lesões como torções e hematomas. O salva-vidas Washington Souza conta que já aconteceu de resgatar a vítima e o equipamento quebrar, precisando utilizar as técnicas do Jiu Jitsu adaptadas para a água.

 

A base da técnica é aprendida em uma semana, mesmo aqueles que não têm noção do Jiu Jitsu. Além disso, o salva-vidas lembra que o uso do equipamento é imprescindível e que o método apenas auxilia na hora de resgatar a vítima, principalmente se o mar estiver agitado. 

 

O salvamento em água por meio do Jiu Jitsu só começou a ser posto em prática após reuniões e estudos, utilizando diferentes peças da arte marcial japonesa em treinos dentro e fora da piscina, localizada na sede do órgão, em Patamares. “No início, houve resistência por parte de alguns colegas por ser uma técnica diferente, inovadora, mas depois todos foram se adaptando”, salienta Souza acrescentando que ela já está sendo procurada por outras cidades que querem utilizá-la em praias e piscinas.

Skip to content