Logo Prefeitura de Salvador

Salvamar alerta turistas sobre mergulhos noturnos durante a Copa

 

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) intensificou a atuação nos dias de jogos da Copa do Mundo na cidade, devido ao fluxo intenso de banhistas nas praias. No segundo dia de jogo na capital (16), houve redução no registro de ocorrências. Foram quatro medidas de prevenção, onde o cidadão é orientado a trocar o local do banho, e sete pré-afogamento, no trecho entre as praias de Aleluia e Porto da Barra. No primeiro dia de jogo (13), foram contabilizados 65 casos.

De acordo com o coordenador da Salvamar e responsável pelas operações durante a Copa, João Luiz, as praias mais procuradas pelos turistas são Aleluia, Flamengo e Jaguaribe. O coordenador alerta para o cuidado nas praias do Flamengo, Stella Maris, Jardim de Alah e Farol de Itapuã, por terem maior intensidade nas correntes de retorno. Ele destaca que o maior índice de pré-afogamentos acontece com turistas que conhecem pouco as praias soteropolitanas. 

Segundo João Luiz, a recomendação é que o banhista procure informações com os salva-vidas sobre os locais apropriados para banho, evitem a ingestão de bebida alcoólica e alimentos pesados antes do mergulho para evitar ao mal-súbito. Ainda de acordo com ele, a cautela também deve ser mantida com os mergulhos noturnos, devido à baixa visibilidade. Essa prática tem sido constante na região do Farol da Barra, onde turistas aproveitam o movimento no local e a maré baixa para estender as horas de banho.

No período dos jogos, a fiscalização marítima dos salva-vidas é realizada das 8h às 22h e conta com 15 profissionais no Farol da Barra e Dique do Tororó, além de 110 profissionais que atuam constantemente no trecho entre as praias de Jardim de Alah e Aleluia. Nos dias comuns, o expediente é realizado das 8h às 18h.

 

Skip to content