Salvamar contabiliza 400 ações preventivas no fim de semana

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), contabilizou pouco mais de 400 ações de prevenção e resgate de afogamentos entre a última sexta-feira (27) e o domingo (29). Ainda assim, sete afogamentos foram registrados, e quatro crianças que se perderam foram devolvidas aos responsáveis.

De acordo com o coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, apesar das chuvas espaçadas e momentos de sol, o verão ainda não acabou, por isso, as praias continuam cheias. “Somente no domingo, foram sete ocorrências de afogamento, além de socorro em via pública e crianças perdidas também. Foi um dia intenso e movimentado nas praias, embora o tempo não estivesse convidativo. Sendo assim, os salva-vidas ficaram a postos para qualquer eventualidade”.

Observar sinalização – Com a proximidade da mudança do verão para o outono, é importante ter cuidado nas praias. Na faixa de areia, é recomendável procurar um posto com salva-vidas de plantão, como forma de receber orientação sobre o melhor lugar para tomar banho, os locais mais perigosos e onde estão as correntes de retorno, além de evitar as áreas sinalizadas com bandeira vermelha.

Outro fator que se deve levar em consideração é o ditado “água no umbigo é sinal de perigo”. Em caso de uma corrente de retorno, a dica é nadar paralelo à praia até que saia da corrente e nunca contra a correnteza.

Um cuidado importante para os adultos é com o consumo de bebidas alcoólicas. Isso porque o álcool na corrente sanguínea pode gerar uma falsa sensação de capacidade física favorável a enfrentar as ondas e correntezas, o que pode ser perigoso. Sendo assim, o ideal é evitar a combinação álcool e banho de mar.

Estrutura – A Salvamar dispõe de 270 agentes, distribuídos em quase 40 postos, ao longo de 28 quilômetros de orla, no trecho entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga (próximo ao kartódromo). Outros quatro postos móveis atuam diariamente e servem também a eventos do município. Os profissionais têm a missão de proteger e orientar banhistas e demais frequentadores.

A estrutura de atuação é composta por moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes. Os salva-vidas também realizam medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida de quem estiver em perigo.

Contatos – Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais nas praias, o serviço pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias fora do trecho Jardim de Alah-Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193.