Logo Prefeitura de Salvador

Salvamar eleva segurança nas praias com novas bandeiras de identificação

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), recebeu, nesta segunda-feira (7), novas bandeiras de identificação. As 540 bandeiras –200 vermelhas, 200 amarelas, 70 verdes e 70 roxas – serão colocadas nas praias de Salvador, informando os banhistas sobre os riscos na área. 

Segundo o coordenador de Planejamento da Salvamar, Kailani Dantas, a nova forma de sinalização das praias vem para implementar o modelo nacional, seguindo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa). Antes, o órgão possuía apenas a bandeira amarela e vermelha, que sinalizavam atenção e perigo, respectivamente. 

“Hoje, contamos com quatro tipos, que informam baixo risco (verde), médio risco (amarela) e alto risco (vermelha), além do informe de animais marinhos (roxa). As bandeiras verdes vêm com a intenção de sinalizar o local adequado para o banho, com maior segurança. Já as bandeiras roxas servem para alertar. Existem períodos em que as praias são infestadas por caravelas que causam acidentes e queimaduras, além de pinaúnas, cujo contato com os espinhos é muito doloroso”, disse Dantas. 

O chefe de Busca e Salvamento (Sesal), Luciano Pinho, destaca que o equipamento é de suma importância, pois representa o primeiro elo da cadeia da sobrevivência do afogado, que é a prevenção. “Com as bandeiras, poderemos sinalizar melhor as praias e informar aos banhistas os locais de grande, médio e pequeno risco, além de informar o local apropriado para banho. É como se fosse um semáforo, informando quando se deve ir adiante, quando se deve ter cuidado e quando evitar o banho de mar”.  

A caminhoneira Vanessa Sampaio, de 28 anos, é natural de Feira de Santana e aproveitava a praia com a irmã e o cunhado. Ela aprovou as novas bandeiras, pois garantem uma segurança maior aos banhistas. “Para nós e para as crianças, acho que aumenta a sensação de segurança. Sempre procuramos ficar perto de um posto de salva-vidas, pensando na nossa proteção”. 

A comerciante Claudisena Andrade, de 65 anos, atua desde 1994 na praia de Piatã. Ela conta que hoje se sente muito mais segura, e aproveita sempre para tomar um banho de mar, no início do dia, antes de começar o trabalho. “Novidade é sempre algo bom e se for para a nossa segurança, melhor ainda. As bandeiras com certeza vão ajudar muito a todos que frequentam a praia”. 

Prevenção – Neste mês de novembro, a Salvamar já contabilizou 16 resgates e 280 prevenções realizadas junto aos banhistas. Somente neste último sábado (5) e domingo (6), foram 57 prevenções promovidas na orla de Salvador. 

A Salvamar dispõe de 270 agentes distribuídos em 35 postos, ao longo de 28 quilômetros de orla, no trecho entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga (próximo ao kartódromo). Outros quatro postos móveis atuam diariamente e servem também a eventos do Município. Os profissionais têm a missão de proteger e orientar banhistas e demais frequentadores. 

A estrutura de atuação é composta por moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes. Os salva-vidas também realizam medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida de quem estiver em perigo. 

Contato – Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais nas praias, o serviço pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias fora do trecho Jardim de Alah-Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

Criado: 07 Novembro 2022

Skip to content