Logo Prefeitura de Salvador

Salvamar inicia treinamento de novos salva-vidas aprovados em concurso

A Coordenadoria de Salvamento Aquático de Salvador (Salvamar) inicia, a partir da segunda-feira (19), o treinamento dos novos salva-vidas que atuarão nas praias do município. A capacitação ocorre na sede do órgão, em Patamares, e seguirá até o mês de dezembro, contabilizando mais de 160 horas de aulas teóricas e práticas, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. Os novos salva-vidas conheceram a ementa do curso nesta sexta-feira (16). 

De acordo com Kailani Dantas, coordenador da Salvamar, neste momento, 17 novos salva-vidas passarão pela capacitação. “Esses agentes ainda não estão capacitados para as praias, para atuar na linha de frente junto com os demais salva-vidas. Então é necessário o curso de capacitação para formar os servidores para que, a partir do início do verão, estejam aptos a atuar, com supervisão dos colegas. É muito bom ter um quadro novo, traz ânimo para toda a equipe, que se enxerga valorizada pela Prefeitura recebendo esses novos contratados”. 

O chefe do setor de Treinamento, Jou Alexandre Oliveira, afirmou que o treinamento tem como objetivo capacitar profissionalmente os novos agentes, trabalhando e executando os padrões nacionais e internacionais, indicados pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), pela International Life Saving Association e a American Heart Association, além do protocolo PHTLS de atendimento pré-hospitalar. 

“O treinamento para prevenção é fundamental, desenvolvendo esse programa de capacitação e uma requalificação, visando executar ações para melhor funcionalidade da Salvamar. Vamos capacitar e formar esse corpo de salva-vidas dentro da atualização técnica, prevenindo afogamentos e diminuindo a incidência de óbitos na cidade”, disse Oliveira. 

Expectativa – O conteúdo da capacitação engloba prevenção ao afogamento, treino físico, condições de saúde do salva-vidas, salvamento aquático desportivo (teoria e prática), jiu-jitsu aquático (teoria e prática), suporte básico de vida (SBV) no afogamento (teoria e prática), conceitos fundamentais de SBV, SBV em lactantes e crianças, SBV em adultos, SBV em engasgo e uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA), prática em SBV, classificação do afogamento, aspectos jurídicos na relação salva-vidas e banhistas, perfil epidemiológico dos óbitos por afogamento e tartarugas marinhas do litoral norte da Bahia. 

Aos 40 anos, Valéria Silva, será uma das novas salva-vidas do município. “Nós vamos iniciar o trabalho com as melhores expectativas, porque chegamos com vontade de fazer a diferença. Estou muito feliz porque a profissão em si é de uma grande responsabilidade, é bonita, de salvar pessoas e de responsabilidade. A gente está com toda a vontade e empenho para ter os melhores resultados nas praias”. 

O colega Sérgio Duran, de 35 anos, acredita que a missão do salva-vidas é divina. “Essa é uma das maiores alegrias para mim, fazer parte da Salvamar com a missão sublime de salvar, como diz o nosso hino. Nossa expectativa é atender à demanda da sociedade. Pedimos a todos que tenham um olhar especial por nós, e vamos conscientizar e prevenir, sempre”.

Criado: 16 Setembro 2022

Skip to content