Logo Prefeitura de Salvador

Salvamar intensifica treinamento para período da Copa

Com a proximidade da Copa do Mundo e do conseqüente aumento do fluxo de turistas na cidade, a Coordenadora de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) intensificou as atividades de treinamento de resgate e salvamento de seus agentes. Todos os cerca de 260 salva-vidas vão trabalhar durante o evento esportivo, não só nas praias da capital da baiana, como na área do Dique do Tororó.    

“O treinamento faz parte da rotina do Salvamar, mas como teremos a Copa e muitos visitantes, nos meses de junho e julho estamos reforçando esse trabalho, de forma a garantir maior segurança para os banhistas”, explica Rosemma Maluf, secretária Municipal da Ordem Pública (Semop), órgão ao qual o Salvamar está vinculado.   

Segundo o coordenador do Salvamar, João Luís Moraes, no treinamento são utilizados equipamentos que já fazem parte do dia a dia dos agentes, como jet-skis, botes e pranchões. As atividades práticas são realizadas na piscina do órgão, situado em Patamares e no mar.

“Os trabalho dos salva-vidas exige uma prática constante. Como estamos em período de baixa estação, com menos pessoas nas praias, a equipe pode contar com mais tempo para essas atividades. O mesmo acontece no período que antecede o verão”, diz o coordenador do Salvamar.

De acordo com João Luís, a grande preocupação é com o fato de muitos turistas que virão para a Copa desconhecerem as praias da cidade. “Mesmo com o período sendo de pouco sol, para muitos turistas, especialmente os que são de lugares frios, a temperatura da água ainda é atraente. Por isso, acreditamos que muitos deles deverão ir às praias”.

No Dique do Tororó, a ideia é fazer uma ação preventiva com o público e agir, se alguém se aventurar a entrar na água. Por conta disso, nos dias dos jogos serão montados postos do Salvamar no local. “Queremos evitar que alguém entra na água e se afogue porque o Dique é muito perigoso”, explica.

Os agentes da Salvamar atuam em 42 postos situados ao longo de trecho de orla que vai do Jardim de Alah até a Praia de Aleluia, além de atuarem nas ilhas do município de Salvador.  

Skip to content