Salvamar promove novos encontros educativos para crianças e adolescentes

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), promove neste sábado (11) a segunda edição das aulas de prevenção aos afogamentos e de orientação sobre primeiros socorros, voltadas para crianças de 4 a 14 anos. O encontro de amanhã ocorrerá na piscina da sede da Salvamar, em Patamares, das 9h30 às 11h30. As crianças terão acesso a aulas teóricas e práticas. Um segundo encontro está programado para o próximo dia 18, na praia de Placafor.

Segundo o coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, o projeto surgiu devido ao alto nível de ocorrências relacionadas a pessoas que residem em Itapuã. “Decidimos montar um projeto educativo e de prevenção para o bairro. Queremos prevenir os casos de afogamento. Aqui em Itapuã é comum, por exemplo, que as crianças saiam da escola e vão para a praia e orientá-las é a melhor forma de prevenção. Por isso, contamos com a participação das crianças e adolescentes em mais esta edição para fortalecer a iniciativa”, afirma.

Durante as aulas, os instrutores apresentam as bandeiras informativas do órgão e a identificação de cada uma, orientam as crianças e adolescentes sobre como agir em casos de afogamento, lembrando que elas não devem entrar no mar para tentar resgatar outra pessoa, e sobre primeiros socorros. Os pais precisam investir em fardamento (camisa e boné), lanche e flutuadores.

A ação é promovida pelo Projeto Social Salva Itapuã, denominado Peixinhos de Itapuã. Ao todo, são 80 jovens, totalizando 20 vagas por categoria. Os jovens participantes são divididos em grupos com nomes de peixes, sendo os participantes de 4 e 5 anos chamados de Sauricas; dos 6 aos 8 anos, Pititingas; dos 9 aos 11 anos, Chicharros e Sardinhas; e dos 12 aos 14 anos, Guaraçai e Guaricema. Os primeiros encontros com a parceria da Salvamar ocorreram em janeiro na sede do órgão, em Placafor e na Pedra da Goodyear, em Itapuã.

Prevenção – O idealizador da iniciativa e agente de salvamento Ariobaldo Arandiba conta que o propósito do projeto Salva Itapuã é promover a educação na prevenção do afogamento, através de aulas teóricas e práticas, com atividades na piscina e no mar. “O apoio da Salvamar é importantíssimo. E começando através da infância, é melhor ainda, pois é algo que fica para a vida toda. Elas aprendem hoje, ensinam aos pais e a outras pessoas que não vieram, e assim as informações vão se multiplicando”, afirma.

Dantas reforça que por meio do projeto para essa faixa etária, a Salvamar consegue, de verdade, prevenir os afogamentos, pois as aulas deixam as pessoas mais conscientes e multiplicadoras de informação para os familiares e comunidade. “É uma ação importantíssima. As crianças terminam o dia sabendo muito sobre as ferramentas, sobre como se comportar diante de uma ocorrência em que estejam presenciando. Para a Salvamar, é maravilhoso encabeçar esse projeto juntamente com a instituição Salve Itapuã e levar esse conhecimento para as pessoas que precisam e moram próximo à praia”, diz.