Logo Prefeitura de Salvador

Salvamar registra 53 ocorrências nas praias no fim de semana

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) registrou 53 ações de resgate nas praias da orla de Salvador, no trecho que compreende desde o Jardim de Alah até Ipitanga, durante o final de semana e o feriado do Dia do Comerciário, comemorado na última segunda-feira (17). Na lista das praias mais perigosas e com maiores índices de afogamento estão Jaguaribe (16), Stella Maris (12), Aleluia (6), Jardim de Alah (6), Piatã (5), Catussaba (4), Ipitanga (3), Corsário (2) e Itapuã (2). Além dos salvamentos, a Salvamar localizou 13 crianças perdidas e realizou 1.048 ações preventivas para orientar os banhistas.  

O coordenador da Salvamar, Kailane Dantas, explica que com a chegada da primavera e a consequente prevalência de dias ensolarados e praias cheias, é importante adotar alguns cuidados para evitar afogamentos. “As praias têm ficado cheias e sabemos que será assim até o final do verão. Por isso, é preciso se manter vigilante à sinalização, assim como ter um olhar especial com crianças e idosos. Vimos as praias muito cheias no feriado de ontem (17), então é importante ter atenção”, destaca. Para garantir a segurança, agentes do órgão atuam na orla e promovem rondas volantes.  

Atenção à sinalização – Para melhor orientar o banhista, a Salvamar distribui bandeiras para alertar os trechos considerados mais perigosos. As sinalizações são indicativos da condição do mar para o dia. A bandeira vermelha representa mar muito agitado e indica a impossibilidade de mergulho no trecho demarcado, devido ao risco elevado de afogamento.  

Já a bandeira amarela simboliza atenção na hora do banho, mas que o banhista tenha noções de nado e respeite as orientações dadas pelos salva-vidas. Por fim, a bandeira verde indica que o local é apropriado para banho, sem restrições. 

A Salvamar alerta também para que os banhistas procurem um mirante do órgão ao chegarem na praia e não descuidem das crianças. É necessário, ainda, que os cidadãos evitem o banho de mar caso consumam bebidas alcoólicas, e que não avancem na água se passar do nível do umbigo.

Criado: 18 Outubro 2022

Skip to content