Logo Prefeitura de Salvador

Samba Santo Amaro promove samba junino através do YouTube

Mesmo com o distanciamento social provocado pela Covid-19, o Samba Santo Amaro garante o arrasta-pé em clima de samba junino em Salvador para curtir em casa. Em 2021, o projeto intitulado “Samba Santo Amaro fortalecendo e protagonizando o Samba Junino” vai reunir três conteúdos para animar o público através do ambiente virtual. A iniciativa é uma das contempladas pelo Prêmio Samba Junino – Ano III, apoio concedido pela Prefeitura através da Fundação Gregório de Mattos (FGM). 

Os vídeos serão disponibilizados no canal Samba Santo Amaro SSA no YouTube. No dia 23, estará no ar a apresentação musical do grupo, liderado por Nem Cardoso e acompanhado pelos músicos Queinho Pinto, Tiago Nunes, Flavio e Lídio Alves e Rafael Lobo – todos eles participantes da oficina rítmica do grupo. 

Já no dia 2 de julho, data que celebra a Independência do Brasil na Bahia, será divulgado o resultado da oficina rítmica. A atividade tem como intuito ser mais uma fonte para a formação de novos músicos, tendo como público-chave as crianças e jovens que possam acessar as videoaulas usando uma conexão com a internet. 

Por fim, no dia 31 de julho, será exibido o documentário “O Samba Junino em Salvador e os vários berços que o ninaram”, que relata as histórias, origens e características do ritmo, além dos novos desafios que se apresentam para o movimento cultural, com um capítulo em destaque para o bairro do Engenho Velho da Federação. 

“Esse projeto pretende fortalecer o resgate e a preservação da cultura e movimento do samba junino em Salvador e colocá-lo em visibilidade e protagonismo. Desejamos revigorar a memória das pessoas acerca da história do samba junino, ressaltando sua identidade étnico-cultural, a necessidade da inovação e as suas fontes diversas de criação”, declara Nem Cardoso. 

Ele complementa que todos os eventos foram executados seguindo e adotando as medidas de proteção contra a Covid-19, orientadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Com isso, houve participação limitada dos músicos e equipe técnica reduzida. 

História – O Samba Santo Amaro é um grupo de samba idealizado pelo músico e compositor Nem Cardoso que, desde o ano de 2008, realiza nos períodos juninos ensaios e eventos artísticos culturais na Rua Santo Amaro, no bairro de Engenho Velho da Federação. Antes da pandemia, as festas contavam com a participação de músicos locais e artistas parceiros.

Skip to content