São Caetano/Valéria ganha dois postos requalificados

Na manhã desta quinta-feira (26), o prefeito ACM Neto e o secretário municipal da saúde, José Antônio Rodrigues Alves, entregaram às comunidades da região de São Caetano/Valéria mais dois postos de saúde totalmente reformados e equipados: o Centro de Saúde Marechal Rondon e o Centro de Atenção Psicossocial AD III Gey Espinheira.

Durante a solenidade, José Antônio destacou os avanços no primeiro ano da gestão e falou das perspectivas para 2014. “Este CAPS foi o primeiro do país voltado para o atendimento especializado de crianças e adolescentes usuários de drogas. Foi inaugurado em 2010 para funcionar em 24 horas e oferecer acolhimento noturno a esse público. No entanto, não possuía condições estruturais para isto. Uma série de medidas foram tomadas para o funcionamento pleno desta unidade que hoje estamos reinaugurando com capacidade para atender os 400 pacientes cadastrados ativos e aos outros que serão inseridos no programa”, declarou o secretário.

“Com isso, estamos encerrando 2013 oferecendo instalações necessárias e recursos humanos suficientes em 40 postos de saúde, garantindo qualidade e resolutividade nos atendimentos. Até abril entregaremos 90 unidades totalmente requalificadas e com escalas completas de profissionais, o que representa um marco na Saúde de Salvador”, complementou José Antônio.

O CAPS oferta serviços de atenção integral às pessoas em sofrimento mental decorrente do uso abusivo de álcool e outras drogas, com prioridade para crianças e adolescentes. A unidade visa à integração e reinserção social desses usuários no resgate da autonomia e do seu espaço social, desenvolvendo ações intersetoriais que envolvem educação, trabalho, esporte, cultura e lazer, montando estratégias conjuntas de enfrentamento dos problemas.

Dentre estas ações, o CAPS realiza consultas individuais com médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, enfermeiros, e outros, suporte à família, atenção domiciliar e atividades na comunidade. Este serviço ainda tem a função de organizar a rede de atenção psicossocial do território, favorecendo o acesso dos usuários na Rede de Atenção Básica, Urgência e Emergência e Hospitalar.

Durante a solenidade, o prefeito ACM Neto anunciou os investimentos na área de saúde mental, afirmando que a recuperação dos Centros de Atenção Psicossocial também é uma prioridade do governo. “Este é o segundo CAPS que estamos entregando completamente reformado. No próximo ano, todos os outros 17 serão recuperados e construiremos mais duas novas unidades 24 horas em Pau da Lima e na Boca do Rio para acolher os pacientes dependentes de álcool e outras drogas, com  possibilidade de internação de até 14 dias. Vamos começar a fazer de fato o processo de valorização do atendimento a todas as pessoas que vivem com este problema. Não tem nada mais importante do que cuidar da saúde das pessoas, principalmente daquelas que não têm condições de contratar um plano de saúde e que dependem do SUS, realidade da grande maioria das pessoas da nossa cidade”, afirmou o gestor.