São João anima assistidos pelo Centro Dia

O Centro Dia de Referência, equipamento municipal voltado para o atendimento de crianças com microcefalia, promoveu, na manhã desta terça-feira (14), uma confraternização de São João entre a equipe e famílias de assistidos do espaço. O encontro ocorreu na sede do serviço, localizada no Parque Bela Vista, e contou com a presença de assistentes sociais que animaram as crianças com forró e dança, seguido de um lanche com comidas típicas, a exemplo de milho, amendoim e canjica.

A coordenadora do Centro Dia, Virgínia Nascimento, afirmou que momentos festivos como o São João são importantes para promover a inclusão. “Dançamos quadrilha, as crianças nas cadeiras de rodas participam também e fazemos todo o trabalho para que as mães e as crianças se sintam acolhidas”.

Mãe de Natália, de 16 anos, a assistente social Patrícia Campos elogiou a atividade proposta pelo Centro Dia. “Eu acho muito importante porque as crianças são excluídas da sociedade e, neste espaço, elas se sentem como qualquer outra criança. Natália gosta de dançar, de conviver com os outros, então para nós é interessante”.

Mãe de Júlia Vitória, de 6 anos, a dona de casa Niviane Pereira, de 36 anos, frequenta o centro desde a fundação. “É fundamental porque, além da integração, é um divertimento para as crianças. Todas gostam de zuada, de música, de risadas, então este momento é muito bom para elas”.

Funcionamento – Administrado pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), o Centro Dia tem como público preferencial crianças de zero a 6 anos com microcefalia e outras doenças congênitas provocadas pelo zika vírus. Ele acolhe também acolhe crianças e adolescentes com outras deficiências e, atualmente, possui 503 usuários cadastrados.

Todos os assistidos contam com auxílio para emitir benefícios como o passe livre e o Cadastro Único (CadÚnico), além de orientações sobre os direitos da criança, atendimento com psicóloga e assistente social, fisioterapeuta, dentista e pedagogo. Há, ainda, a possibilidade de permanência da criança no centro por um turno.

O trabalho no local é baseado em atividades individuais e coletivas para fortalecimento de vínculos e cuidados pessoais da pessoa com deficiência, além de orientação e apoio aos cuidadores e familiares nas suas atividades cotidianas e encaminhamentos para a rede de serviços locais. Caso alguma família precise do apoio do Centro Dia, basta procurar a unidade com documentos de identificação, comprovante de residência no município de Salvador e laudo ou relatório médico atestando a deficiência.