São João teve cardápio especial e muitas brincadeiras nas escolas municipais

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) organizou um cardápio junino especial para toda a rede municipal de ensino para não deixar passar em branco, em razão da pandemia de Covid-19, essa que é uma das mais fortes tradições nordestinas. A alimentação típica foi oferecida na sexta-feira (18), último dia de aula antes do recesso.

De acordo com a coordenadora de alimentação da Smed, Emília Carla Lima Coelho, as unidades de ensino da rede receberam o cardápio junino, composto por laranja, milho cozido e canjica ou bolo. “Pensamos em fazer um cardápio especial para manter a tradição. Com isso, ofertamos a alimentação respeitando a cultura dos festejos juninos” disse Emília que, segundo ela, são alimentos de grande valor nutricional.

Além dessa iniciativa, cada unidade escolar organizou atividades festivas e pedagógicas para marcar a data. É o caso da Escola Municipal Maria Rosa Freire, localizada no bairro da Palestina (GRE Cajazeiras), que se programou junto à comunidade escolar para as comemorações do São João.

“Essa tradição faz parte da nossa cultura, então é importante promover essa comemoração. A nossa escola foi reformada ano passado, e com o retorno das aulas presenciais, esse é o primeiro contato que as crianças estão tendo com a unidade nova”, disse a gestora da escola, Rosangela dos Santos. Segundo ela, todas as atividades foram desenvolvidas seguindo os protocolos de segurança sanitária.

A professora Luzinete Passos destacou que a programação do São João foi pensada antecipadamente para trazer a vivência da culinária típica para que os alunos aprendessem sobre a cultura nordestina. “Pensamos em fazer as atividades junto com as crianças para que elas pudessem viver essa experiência. Fizemos pipoca e bolo de milho juntos. Elas gostaram e se envolveram bastante”, contou.

A unidade promoveu um dia muito divertido para as crianças, com Corrida de Saco, Acerte o Alvo, Corrida de Colher, Barraca da Selfie, entre outras brincadeiras.