Logo Prefeitura de Salvador

São João: Transalvador dá orientações para evitar acidentes no trânsito   

Quem vai pegar a estrada para curtir os festejos juninos este ano deve levar muita animação e responsabilidade. Com os retornos das grandes festas, muitas pessoas que moram na capital vão pular a fogueira no interior. Mas, há também aqueles que vão buscar a folia em Salvador mesmo, seja nas casas de amigos ou de parentes. Com a maior movimentação nas ruas, pequenas atitudes no trânsito podem prevenir acidentes e evitar que a chama da alegria do São João se apague.   

Por isso, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) preparou algumas dicas que vão ajudar a evitar os sinistros no caminho até os festejos: 

1 – Faça uma revisão em seu veículo. 

2 – Planeje sua viagem, leve itens de primeiros socorros, faça alimentação leve durante todo o deslocamento e mantenha-se hidratado com água. 

3 – Esteja preparado para imprevistos e não esqueça os itens que são de grande ajuda em caso de emergência, a exemplo telefone com crédito e internet suficiente para acessar aplicativos. 

4 – Para sua segurança, programe paradas a cada três horas. Condutores que dirigem por muito tempo seguido ficam sujeitos ao fenômeno da “hipnose rodoviária”, no qual se mantém de olhos abertos, mas perdem a percepção da realidade do entorno. 

5 – O cinto de segurança é equipamento obrigatório para todos os ocupantes do veículo. Criança menor de 10 anos somente no banco de trás com os dispositivos de segurança adequados. Se for levar seu animal de estimação, verificar os dispositivos recomendados. 

6 – Não dirija sob efeito de substância que altere a percepção, reflexos e noção espacial. 

7 – Respeite os limites de velocidade e condições do tempo. 

8 – Lembre-se de manter o veículo abastecido.  

9 – Nunca mantenha apenas janelas do mesmo lado abertas, pois a força do ar poderá entrar no seu carro e pesar o seu veículo para o lado, fazendo-o rodar. 

10 – Respeite a capacidade máxima do seu veículo. Essa informação, usualmente, fica no Manual do Proprietário. 

Álcool x trânsito – O licor, protagonista nas festas deste período, não combina com o trânsito. Para impedir que alguns condutores tentem dirigir após terem consumido licor ou qualquer outra bebida alcoólica, a Operação Respeite a Vida será realizada diariamente, com abordagens preventivas. 

“Queremos, com essas orientações, fazer com que o cidadão se junte a todos nós da Transalvador, na promoção de um trânsito ainda mais seguro. Nesses momentos de festa é sempre bom evitar o consumo de bebida alcoólica antes de dirigir e que os condutores respeitem as regras de trânsito. Com respeito e responsabilidade, teremos um São João com muita alegria”, alerta o superintendente de Trânsito de Salvador, Marcus Passos. 

Enquanto grande parte da população estará em busca da folia junina, os agentes de trânsito vão estar nas ruas para ordenar o trânsito nos principais pontos de chegada e saída da cidade, como a Avenida Paralela, Terminal de Ferry Boat e Rodoviária. O cidadão pode entrar em contato com a Transalvador pelo Fala Salvador, no número 156, ou pelo aplicativo NOA Cidadão. 

Skip to content