Logo Prefeitura de Salvador

São João: Transalvador monta operação para ordenar trânsito 

Com a previsão de aumento da movimentação de veículos nas vias, por força do feriado junino, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) dará o apoio necessário para ordenar o trânsito nos pontos de saída e entrada da cidade. A ação acontecerá também nos entornos dos principais festejos de São João, que acontecem na capital. 

Um esquema de monitoramento do tráfego foi montado para evitar congestionamentos e pontos significativos de retenção. Agentes de trânsito estarão em pontos estratégicos, principalmente, nos horários de pico, nos locais de saída e entrada da cidade, centros de compras populares e adjacências, entre a noite desta quarta-feira (22) e a manhã da segunda-feira (27).   

“Há uma grande expectativa da população pela festa. Para garantir um São João seguro e sem transtornos, será intensificada a atuação nos locais com grande fluxo de pessoas e veículos”, explica o superintendente de trânsito de Salvador, Marcus Passos. 

A Transalvador vai intensificar o monitoramento dos principais acessos à capital baiana, como o Acesso Norte (BR-324) e a saída pelo Litoral Norte, em pontos próximos à Rodoviária e ao ferry boat, por meio do Núcleo de Operação Assistida (NOA) e dos agentes nas ruas. 

O contato com a Transalvador pode ser feito pelo Fala Salvador, telefone 156, ou pelo aplicativo NOA Cidadão. O setor de Atendimento ao Público funcionará até quarta-feira (22) e só retornará na segunda-feira (27). Os setores de Liberação de Veículos Custodiados só não funcionam no feriado (24). 

Arraiá na capital – Quem permanecer na cidade durante o São João precisa ficar atento às alterações no tráfego de veículos, em alguns bairros. No Centro Histórico, na região do Pelourinho, o estacionamento de veículos fica proibido no Largo Terreiro de Jesus, entre os dias 23 e 26 de junho, das 15h às 3h do dia seguinte. Neste mesmo período, algumas vias de acesso ao largo serão interditadas e barreiras serão instaladas na Rua da Misericórdia, Ladeira da Praça, Praça da Sé, Largo do Pelourinho, Rua do Taboão, Rua da Oração e Rua do Bispo. 

Na região do Parque de Exposições de Salvador, na Avenida Paralela, as modificações no trânsito ocorrem entre os dias 23 e 25 de junho, das 16h às 6h; no dia 26, das 14h às 2h; e entre 30 de junho e 2 de julho, das 16h às 6h. Nestes horários, o estacionamento de veículos ficará proibido na via principal e marginal da Avenida Paralela, nos dois sentidos, Lauro de Freitas e Centro. Apenas será permitido o embarque e desembarque de passageiros nestes locais. 

Já no bairro de Paripe, haverá proibição de estacionamento de veículos entre os dias 23 e 24 de junho, das 15h às 3h do dia seguinte, nas ruas do Valê, Pajussara de Paripe, Rua da Estação e  Avenida Carioca de Paripe. Algumas ruas que margeiam a Praça João Martins também serão interditadas ao tráfego de veículos. São a Rua Doutor Eduardo Dotto, Rua do Valê, Rua da Austrália, Rua Chile de Paripe, Rua João Martins, Praça João Martins e Rua Senhor do Bonfim e Rua Pajussara de Paripe. O bloqueio será feito com barreiras fixas e móveis, de 23 a 25 de junho, também das 15h às 3h. 

Com a interdição, os veículos que desejam se dirigir ao centro de Salvador têm como opção de tráfego a Rua Doutor Eduardo Dotto, Rua Pajussara de Paripe, Avenida Carioca de Paripe, Rua da Estação, Rua Doutor Eduardo Dotto e Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana). Já os que trafegam no sentido Paripe, devem utilizar a Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana), Rua Doutor Eduardo Dotto, Rua do Valê e Rua Doutor Eduardo Dotto. 

As alterações vão estar sinalizadas e o acesso aos moradores assegurado, mediante comprovante de residência. Os agentes de trânsito da Transalvador vão monitorar o trânsito nestes locais. 

Skip to content