Logo Prefeitura de Salvador

São Marcos ganha posto de saúde que atenderá até 16 mil pessoas

A cobertura da atenção primária na região de São Marcos será ampliada com a entrega de mais Unidade de Saúde da Família (USF), que prestará serviços a 16 mil pessoas da região através de atendimento médico, de enfermagem e odontológico. Localizada na Rua Flor de Mandacaru, próximo ao Conjunto Habitacional Baixa Fria, a USF São Marcos II foi inaugurada pelo prefeito Bruno Reis e pelo titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Decio Martins, nesta quarta-feira (28). 

Valorizar e ampliar a atenção básica é prioridade da gestão municipal, reafirmou o prefeito. “Chegamos a 161 unidades, com 62% de cobertura na atenção básica, superando este número em alguns distritos, como ocorre aqui. Portanto, somos a capital que mais avançou neste setor, com médicos e dentistas mais perto da população. Aqui temos um dos principais exemplos da transformação que Salvador sofreu nos últimos anos, com acordo de infraestrutura, legalização de imóveis, acordo na educação, saúde, lazer, hospital veterinário, dentre outras. Isso mostra o quanto a realidade dessas pessoas mudou nos últimos anos”. 

A USF São Marcos II vai oferecer assistência voltada para promoção, prevenção, recuperação e reabilitação de doenças, bem como na manutenção da saúde dos pacientes. O investimento para construção do equipamento foi de mais de R$1,2 milhão e o novo posto conta com quatro equipes multiprofissionais contando com médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. 

No local serão oferecidos programas de pré-natal, hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme, além de serviços complementares como curativo, coleta de material para exames laboratoriais, vacinação, marcação de consulta, dispensação de medicamentos básicos e confecção do Cartão SUS (2ª via). 

Necessidade – O edifício da USF São Marcos II tem as seguintes instalações: recepção/arquivo de prontuários, sala de espera, 12 consultórios, sendo quatro deles com sanitários, salas de vacina, de esterilização, de curativo e de procedimento, além de farmácia, quatro consultórios odontológicos e sanitários. 

Moradora da Baixa Fria desde a adolescência, a dona de casa Jéssica Silva, de 32 anos, celebra a possibilidade de obter consultas a médicos e dentistas perto de casa. “Muda muito para nossa realidade. Antes, precisávamos sair para outros bairros, como Canabrava, levando mais de meia hora de caminhada e nem sempre conseguíamos ser atendidos. Agora temos um posto ao lado de casa, e com atendimento para toda a família”. 

Avanço – A capital baiana deu um salto na ampliação da cobertura da atenção primária à saúde, passando de 18,60% em 2012 para 56% neste ano. Com a inauguração desse posto, a cobertura do distrito de Pau da Lima passa a ser de 69,10%, totalizando 17 equipamentos municipais de saúde na região. 

“Nos últimos anos, Salvador tem investido inúmeros esforços para ampliar a cobertura de atenção básica na nossa capital. Este é um importante equipamento entregue à comunidade, preenchendo um vazio assistencial que existia na região. Essa unidade nos permitiu chegar à marca de 161 unidades de saúde distribuídas pela cidade, entre básicas e com o programa de saúde da família”, destacou Décio Martins.

Criado: 28 Setembro 2022

Skip to content