Sarau literário desperta o hábito da leitura em alunos da rede municipal

Com livros e borboletas pendurados no teto, cartazes, desenhos e folhetos espalhados pelo espaço para completar a decoração, a Creche e Pré-Escola Primeiro Passo Cajazeiras VIII, situada em bairro homônimo, deu início na quarta-feira (20) a um sarau literário para 379 crianças de dois a cinco anos. A atividade começou com as turmas do Grupo II e segue nesta quinta (21) e sexta-feira (22), com os Grupos IV e V, respectivamente. A proposta do evento é inserir as crianças no mundo da literatura através da leitura e escrita.

No pátio da escola, onde a atividade está sendo realizada, estão disponíveis para os alunos diversos livrinhos, além dos exemplares produzidos por eles. Nas apresentações das crianças, com auxílio dos professores, eles encenam e contam histórias. A preparação é feita dias antes – no caso do Grupo II, reúnem atividades mais lúdicas envolvendo desenho, pintura e colagem, baseados em diversas histórias. Já os Grupo IV e V tiveram uma produção mais focada em leitura e escrita.

Marison Costa de Jesus, pai dos gêmeos Domini e Thel, de três anos, afirmou que ficou surpreso com o sarau. “Para mim, tudo isso é novo. Este é o primeiro ano deles na escola e eu vejo o quanto os professores se empenharam nesse projeto para que fosse tudo bem feito. Esse evento para mim foi uma maravilha e estou muito feliz. Vi meus filhos muito dedicados nesse processo”, contou.

Natureza como tema – A mãe do pequeno Henri, de dois anos, Amanda Barros, contou que ficou encantada com todo o trabalho da escola para produzir o sarau literário. “Eu estou impactada com este projeto. A gente não imagina que crianças de dois anos vão realizar essas ações de uma forma tão linda. Essa escola deveria ser modelo, porque é acolhedora e amiga da família. A decoração e toda a organização do sarau em si estão perfeitas”, pontuou.

A gestora escolar, Mércia Cristina Machado, explicou que, além de trazer variedades de leitura, com gêneros diferentes, a temática trabalhada nos dias que antecederam o evento e que culminaram no sarau literário foi a natureza. Através da contação de histórias, os professores puderam abordar diversos aspectos do meio ambiente, inclusive a preservação dos recursos naturais e a cultura indígena.

“As crianças a partir dos dois anos já começam este trabalho de inserção no mundo letrado. A gente tem essa preocupação durante todo o ano letivo de trazer a leitura para o imaginário da criança. É um trabalho grande de conscientização para as crianças de toda uma proposta que a Secretaria de Educação traz para a educação infantil”, explicou.

A agenda de eventos da unidade já conta com mais duas propostas engatilhadas. Em setembro, a unidade de ensino realizará mais uma edição do Desfile da Primavera, com uma mostra pedagógica itinerante. No final do segundo semestre a unidade também fará uma mostra pedagógica, que reunirá os principais trabalhos desenvolvidos pelos estudantes durante todo o ano.