Saúde alerta hipertensos, diabéticos ou com doença falciforme para vacinação

Atenta à baixa procura pela vacinação contra a Covid-19 das pessoas com diabetes, hipertensão e doença falciforme, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) alerta a esses públicos para que compareçam aos postos e garantam a imunização em um dos equipamentos disponibilizados pelo município. Dos 136 mil indivíduos cadastrados, somente 38 mil compareceram aos pontos de vacinação para receber a vacina.

Para facilitar o atendimento, os portadores de doenças crônicas atendidos nos serviços estaduais de saúde em Salvador já estão cadastrados para vacinação Covid-19. O público foi incluído automaticamente no cadastro após o envio da lista dos pacientes atendidos nas unidades estaduais, a exemplo do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba) e do Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap).

Além disto, a SMS disponibiliza o nome dos cidadãos habilitados no site www.saude.salvador.ba.gov.br/servicos/servicos-online/vacinacao-grupos-prioritarios . Caso o nome esteja na lista, a pessoa pode procurar diretamente um dos pontos de imunização, das 8h às 16h, destinados para as pessoas com alguma dessas doenças. No momento da vacinação, as pessoas com comorbidades de 35 anos ou mais deverão apresentar documento oficial de identificação com foto.

No caso das pessoas com doença falciforme, no ponto de vacinação, deve ser apresentado também um dos seguintes comprovantes: cópia de um relatório médico com o número da Classificação Estatística Internacional de Doenças (CID D57) para falciforme com qualquer data de emissão; ou cópia do exame de diagnóstico para a doença (Eletroforese de Hemoglobina); ou, ainda, cópia da carteira de identificação dos serviços especializados que atendem a doença em Salvador.

Preocupado com a baixa procura desses públicos, o titular da SMS, Leo Prates, faz um apelo. “Criamos novas e pioneiras estratégias de imunização que visam facilitar a vacinação de pessoas com essas comorbidades, pensando nas dificuldades que enfrentam. Então, pedimos a fundamental colaboração dessas pessoas para que compareçam com urgência a um dos postos e garantam suas vacinas”, alerta.

Locais – Os pontos de vacinação drive-thru estão situados no Shopping da Bahia; Vila Militar – Dendezeiros; Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências (FBDC) – Unidade Cabula, Universidade Católica do Salvador – Campus Pituaçu, Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, Centro de Convenções de Salvador – Boca do Rio e Arena Fonte Nova – Nazaré.

Os pontos fixos são a USF Curralinho, USF Santa Luzia, USF Federação, USF Fernando Filgueiras – Cabula VI, USF Cajazeiras X, USF Itapuã, USF Teotônio Vilela II, Universidade Católica do Salvador – Campus Pituaçu e USF Vale do Matatu.