Logo Prefeitura de Salvador

Saúde contrata médicos para atuar em serviços de atendimento especializado

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai contratar dez médicos, entre infectologistas e clínicos gerais, para atuação nos Serviços de Atendimento Especializado (SAEs). O aviso de contratação foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) da última terça-feira (5) e pode ser consultado nos sites www.compras.salvador.ba.gov.br  ou www.licitacoes-e.com.br .  

Os profissionais interessados em atuar na rede pública de saúde devem apresentar proposta entre às 8h do próximo dia 15 até as 9h do dia 18 de julho. As SAEs são unidades ambulatoriais do município voltadas à atenção integral das pessoas com HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). 

O secretário da SMS, Decio Martins, destacou que as SAEs são de extrema relevância para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Salvador. Com investimento de cerca de R$1 milhão, a iniciativa visa ampliar e fortalecer, cada vez mais, a atenção integral às pessoas vivendo com HIV e outras ISTs. 

“Disponibilizamos nos SAEs diversos serviços importantes no cuidado com a vida, a exemplo da dispensação de insumos, realização de exames e testes, oferta de profilaxia pós-exposição, além do fundamental espaço de aconselhamento para a assistência completa a essas pessoas, incluindo gestantes e crianças convivendo com HIV e outras ISTs. Para continuarmos prestando os serviços com a reconhecida excelência e qualidade que os cidadãos merecem, estamos adotando esta iniciativa de contratar mais dez médicos especialistas”, declarou. 

Funcionamento – O público assistido nos SAEs tem acesso à dispensação de medicamentos antirretrovirais, que podem ser retirados no local ou na Unidade Dispensadora de Medicamentos (UDM), no Comércio. Também são dispensados gel lubrificante, preservativos masculino e feminino para a prática do sexo responsável, bem como uma das formas da prevenção para essas infecções. 

Além disso, ocorre frequentemente atividades educativas para adesão ao tratamento, prevenção e controle de ISTs, que também contempla as ações para o enfrentamento da doença. Há ainda o apoio a ONGS e outras organizações da sociedade civil. 

Atendimento – Os usuários do SUS em Salvador podem fazer o teste rápido de HIV, com resultado em 30 min. Em caso de testar positivo, os cidadãos são encaminhados para os serviços de atenção especializada. 

Se a sorologia reagente para HIV for em pessoas menores de 13 anos e/ou gestantes, ou recém-nascido de gestação de pessoa vivendo HIV e/ou com coinfecção para Hepatites Virais, estas são orientadas a receber atendimento no Serviço Municipal de Atenção Especializada (Semae) Liberdade. Já os que possuem mais de 13 anos, que não seja gestante ou não possua coinfecção para Hepatites Virais, com sorologia reagente para HIV, recebem toda a assistência no Semae Liberdade, SAE São Francisco (Nazaré) ou SAE Marymar Novaes (Dendezeiros). 

Há ainda os casos de pessoas que não são reagentes para HIV, mas que possuem critérios de indicação para Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP). São os casos de violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha); ou acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico), ocorridos nas últimas 72 horas. 

A PrEP também é indicada para a população-alvo, formada por gays e outros homens que fazem sexo com homens/pessoas trans/profissionais do sexo que tiveram prática anal (receptiva ou insertiva) ou vaginal, sem uso de preservativo nos últimos meses e/ou episódios recorrentes de ISTs, e/ou uso repetido de PrEP; além de parcerias sorodiferentes para HIV. 

Para fazer o PrEP, os menores de 12 anos são encaminhados para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Dr. Hélio Machado (Itapuã), ou UPA Vale dos Barris. Os maiores de 12 anos são direcionados para as UPAs Dr. Hélio Machado (Itapuã), Vale dos Barris, Valéria, Adroaldo Albergaria (Periperi) e, ainda, na UPA Dr. Alfredo Bureau (Boca do Rio). Já a população-alvo inicia a profilaxia no SAE Marymar Novaes.

Skip to content