Saúde leva assistência para famílias de Tubarão atingidas pelas chuvas

Fotos: Ascom/SMS

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) levou, durante esta semana, diversos serviços em saúde de assistência integrada para as famílias atingidas pelas consequências das chuvas em Tubarão. Nesta sexta-feira (19), os moradores foram vacinados contra a gripe (influenza) e Covid-19 no local, e receberam repelentes.

Desde a última sexta-feira (12), equipes multidisciplinares em saúde disponibilizaram no local atendimentos com médicos clínicos, pré-natal para gestantes, acompanhamento de puerpério, além de marcação para exames e consultas na rede municipal e orientações educativas em saúde, e atualização de cartão de vacina, beneficiando mais de quarenta pessoas. No total, 150 famílias foram cadastradas para receber serviços de saúde e acompanhamento pela pasta.

Segundo a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, o trabalho da SMS na Operação Chuva é de fundamental relevância, pois além de envolver um conjunto de medidas preventivas, como o reforço da vacinação dos técnicos da Força de Salvamento da Defesa Civil envolvidos nos procedimentos de assistências a esses moradores, proporciona um cuidado que vai além dos serviços em saúde.

“Com sensibilidade e muita vontade de amenizar os impactos das chuvas na vida dessas pessoas, os técnicos foram preparados para operacionalizar essa assistência, de modo a contemplar as mais diversas questões que apresentam, além de manter equipes de urgência em prontidão em todo período, oferecendo assistência imediata para quem precisar. É importante também destacar que identificamos e cadastramos essas pessoas na rede municipal de saúde, para que o cuidado e atenção tenham continuidade e sejam permanentes”, explicou.

De acordo com a coordenadora do Distrito Sanitário Subúrbio Ferroviário, Diana Fráguas, a colaboração da comunidade é fundamental para a operacionalização do trabalho, que tem proporcionado um cuidado integral aos moradores. “Por conta da ausência de saneamento básico nesta localidade, são necessárias várias intervenções educativas em saúde para que seja efetivo e permanente esse cuidado. Aqui, atendemos muitas adolescentes grávidas, pessoas com questões relacionadas às infecções sexualmente transmissíveis, dentre outras, então, pudemos contribuir bastante de diversas formas”, afirmou.

Operação Chuva – A Operação Chuva, coordenada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), acontece anualmente entre os meses de março a junho, quando são registrados os maiores volumes de chuvas na capital. Por meio do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC), diversas pastas municipais se unem para oferecer cuidado integral para moradores de comunidades atingidas pelas consequências das chuvas.

A SMS faz parte do SMPDC, contando também com o envolvimento diversos setores da pasta, a exemplo da Vigilância de Saúde Ambiental, com o monitoramento da qualidade da água das áreas atingidas, bem com a promoção de trabalhos educativos sobre doenças de veiculação hídrica e limpeza de reservatório de água, e atividades de combate às arboviroses e leptospirose. Além disso, a SMS elaborou um mapeamento de riscos pela cidade e identificou possíveis surtos de doenças e agravos (leptospirose, meningites virais, acidente com animais peçonhentos, arboviroses e raiva) em áreas identificadas como de maior risco.

Contato – A Codesal mantém plantão 24 horas e atende às demandas da população pelo telefone gratuito 199, enquanto o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está à disposição dos cidadãos durante 24 horas, por meio do telefone igualmente gratuito 192.