Saúde no Subúrbio é ampliada

Cinquenta e quatro unidades totalmente reformadas, equipadas e mobiliadas. Esse é o total de postos de saúde entregues à população pela atual administração municipal. Nesta quarta-feira (02), os bairros de Pau Miúdo e São Tomé de Paripe foram beneficiados com unidades completamente requalificadas. Com a reestruturação, os dispositivos terão capacidade para atender, cada um, cerca de 384 pessoas por dia através da atuação médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários, dentista generalista e auxiliar de saúde bucal.

Durante a solenidade, o prefeito ACM Neto destacou a ampliação da assistência no Subúrbio Ferroviário. “Na semana de aniversário de Salvador, assinei a ordem de serviço para o início imediato da recuperação de mais seis unidades, o que vai nos permitir chegarmos ao final de 2014 com 23 dos 24 postos da região suburbana completamente recuperados. Além disso, 15 equipes de saúde da família, do total de 100 que serão incorporadas ao longo do ano no município, serão alocadas no subúrbio e para isso teremos que construir mais cinco unidades na região”, anunciou.

Neto também destacou a ampliação da cobertura da atenção básica e os esforços da administração para cumprir o compromisso de priorizar a saúde pública na capital. “Quando assumi a Prefeitura, Salvador tinha a pior cobertura de atenção básica entre todas as capitais brasileiras, com apenas 11% dos soteropolitanos assistidos. Felizmente hoje, mesmo nesse momento de limitações orçamentárias, estamos conseguindo deflagrar o mais amplo processo de reestruturação da rede assistencial. O resultado é  que em dezembro do ano passado conseguimos alcançar a inédita marca de quase 32% da população assistida”, comemorou.

Nesta quinta-feira (03), será reinaugurada a Unidade de Saúde da Família Cajazeiras V, que também passou por intervenções para oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais, bem como de atendimento aos usuários do SUS. Esta será a segunda unidade recuperada na região e entregue a população apenas nesta semana. Na última segunda-feira (31), a comunidade recebeu de presente o novo posto de Cajazeiras IV.