Saúde nos Bairros: Prefeitura lança assistência itinerante à saúde no Tororó neste sábado (6)

Foto: Bruno Concha/Secom

O Programa Saúde nos Bairros, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), será oficialmente lançado no bairro Tororó, neste sábado (6), a partir das 8h, na quadra do Apaches, na Avenida Presidente Costa e Silva, 2 (depois do Posto BR). A ação contará com a presença da vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, e a expectativa de realização de procedimentos durante a estadia na comunidade, entre consultas e exames, superem a marca de 17 mil.

Os serviços itinerantes em saúde são realizados em unidade móvel e equipamentos montados no local, de segunda à sábado, das 7h às 17h, até o dia 12 de maio. Por meio da estratégia, os moradores do Tororó contam com diversos serviços gratuitos, a exemplo de consultas com médico clínico, cardiologista e urologista; exames de mamografia, ECG, ECO transtorácico, doppler carótida; e laboratoriais, dentre outros, bem como diversas vacinas, incluindo Covid-19 e gripe.

A realização de ultrassonografias mamária, de abdome, pélvica e tireoide acontecerá exclusivamente para aqueles que foram previamente agendados, não sendo possível por demanda espontânea.

A vice-prefeita e secretária da saúde destaca os benefícios do Programa Saúde nos Bairros. “Dessa vez estamos no Tororó, contemplando a quem mais precisa desses serviços de cuidados essenciais com a saúde, evitando, assim, os gastos com transporte por exemplo, e otimizando o tempo daqueles que necessitam dessa assistência, e que muitas vezes, precisam cuidar também da casa ou trabalham fora”, declara Ana Paula.

“É importante destacar que essas pessoas já estavam na fila aguardando data para realização desses procedimentos represados com a pandemia da Covid-19, ou seja, cumprimos ainda com a meta de diminuir ou zerar essas demandas em cada comunidade visitada. Estamos facilitando esse acolhimento com um olhar especial para nossos cidadãos, portanto compareçam, pois estamos de braços abertos esperando vocês”, completa a gestora.

Desde o último dia 28 de abril, a iniciativa pioneira que leva serviços assistenciais a diversas localidades da capital baiana de forma itinerante tem recebido centenas de populares. A primeira localidade beneficiada foi o Bosque das Bromélias, onde foram realizados mais de 17 mil procedimentos em mais de 30 serviços, entre consultas, exames e vacinação.

Acesso – Os interessados devem apresentar Cartão SUS, RG e guia dos exames pretendidos (quem tiver). Alguns atendimentos já foram previamente agendados por meio do sistema Vida+ para os usuários que já estavam cadastrados, mas também ocorrerão por demanda espontânea para os moradores da região, que compreende outras comunidades adjacentes, sendo essas vagas limitadas aos serviços e procedimentos disponíveis no dia.

Participam da mobilização a Prefeitura-Bairro Centro/Brotas, o Distrito Sanitário de Saúde Centro Histórico e Barra/Rio Vermelho, além do Conselho Comunitário Centro/Brotas. O Saúde nos Bairros percorrerá os 12 Distritos Sanitários da capital baiana.