Logo Prefeitura de Salvador

Saúde nos Bairros segue no Parque das Bromélias até sexta (29)  

Levar diversos serviços de saúde para bem pertinho da comunidade. Com esse objetivo o projeto Saúde nos Bairros, lançado pela Prefeitura há uma semana, tem atendido cerca de 500 pessoas por dia, no Residencial Bosque das Bromélias, na região do CIA/Aeroporto. Consultas, exames e demais encaminhamentos têm sido ofertados em uma unidade móvel estacionada até sexta-feira (29), no setor chocolate do residencial, das 7h às 17h.  

Depois de ser atendida por um médico clínico e realizar mamografia, eletrocardiograma e preventivo, Hildete Bárbara Pereira, 59 anos, fez questão de parabenizar a iniciativa. “Fiquei muito feliz quando vi aqui tudo montado tão pertinho de casa”, disse a paciente, moradora do Parque das Bromélias há sete anos.  

Para a idosa Maria Conceição Gonçalves, 65 anos, que buscou atendimento nesta terça-feira (25), a oferta de exames e consulta beneficiou demais a comunidade. “Fiz meu preventivo que precisava fazer há um tempão. O médico é muito bom e o serviço é de primeira. Além disso, ainda marquei o dentista de meu filho, que vai ser atendido fora daqui”, comemorou.   

A coordenadora do Distrito Sanitário de Itapuã, Fernanda Duarte, avaliou que a iniciativa foi verdadeiramente abraçada pela comunidade. “Temos tido um número recorde de atendimentos. O que não conseguimos ofertar aqui, o paciente já sai com o procedimento marcado para uma das nossas unidades. Importante é que todos sejam assistidos”, reforçou.  

No Residencial Bosque das Bromélias, o atendimento espontâneo está aberto também para moradores das comunidades de Areia Branca, São Cristóvão, Ceasa e Biribeira. Os interessados devem apresentar Cartão SUS, RG e guia dos exames solicitados.   

No rol de procedimentos ofertados ainda estão consultas com médicos cardiologistas e pediatras, além de odontólogos. Os moradores também têm realizado exames de mamografia, eletrocardiograma (ECG), ecocardiograma (ECO), transtorácico, doppler das carótidas, ultrassonografia mamária, ultrassonografia do abdome, ultrassonografia pélvica, ultrassonografia da tireoide e exames laboratoriais em geral.  

Expansão – O Saúde nos Bairros inicialmente tem como público-alvo as pessoas que já estavam com atendimento agendado no Sistema Vida+, a fim de diminuir a fila. No entanto, também reservou uma cota para a demanda espontânea. Com isso, o programa também tem recebido outros pedidos e direcionado para atendimento em unidades da rede municipal.  

Também por força da demanda espontânea, outros serviços foram agregados à iniciativa, como consultas com oftalmologista e aplicação das vacinas contra a Influenza e bivalente contra a Covid-19, além das pertencentes ao calendário básico para o público infantil. 

Finalizando a ação no Parque das Bromélias, o programa irá atender a comunidade do Jardim das Margaridas, a partir da terça-feira (2). Já na sexta-feira (5), a unidade itinerante chegará ao Tororó, no Centro. A intenção do programa é percorrer todos os 12 Distritos Sanitários de Salvador.  

Skip to content