Logo Prefeitura de Salvador

Saúde nos Olhos agiliza consultas e procedimentos oftalmológicos gratuitos para pacientes de Salvador 

Fotos: Bruno Concha/Secom 

O programa Saúde nos Olhos vem facilitando o acesso a consultas e procedimentos oftalmológicos gratuitos aos cidadãos de Salvador. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi lançada no último sábado (17), em Cajazeiras, e já beneficia pacientes como Maria de Lourdes Santos, de 76 anos.  

Moradora de Fazenda Coutos III, a idosa relatou que aguardava há algum tempo para realizar o exame oftalmológico, mas a fila de espera era grande. “Eu estava há alguns meses aguardando para fazer o exame de vista, já estava pensando até em fazer na rede particular, mas é um exame que custa em torno de R$150 a R$200 reais, ficaria pesado para mim”, disse. 

No dia do lançamento oficial do programa, dona Maria de Lourdes resolveu ir até o local, onde passou pela consulta com o profissional da área e em seguida foi encaminhada para realizar o exame em uma clínica no bairro do Comércio. “Quatro dias depois de passar pela consulta, fui à clínica, fiz o exame e já estou com a receita para trocar os meus óculos. Foi muito bom, um serviço que facilitou muito para mim, principalmente porque foi bem rápido. A Prefeitura realmente surpreendeu”, comemorou. 

Funcionamento – A iniciativa é executada por meio de 13 prestadores de serviço contratualizados. Além das consultas oftalmológicas simples, o programa possibilita o encaminhamento para tratamentos cirúrgicos, como os de catarata, e matrícula no Programa de Glaucoma, bem como na disponibilização de receita para os casos de indicação do uso de óculos. Somente no primeiro dia do programa, foram encaminhadas 1,5 mil pessoas. 

Os pacientes que estão sendo atendidos foram captados da fila de espera já previamente cadastrada no último ano no Sistema Vida + da SMS, e no dia da consulta deverão apresentar documento de identificação com foto e Cartão SUS. De acordo com a titular da SMS, Ana Paula Matos, esta primeira etapa do Saúde dos Olhos seguirá até dezembro de 2023. 

“Os procedimentos disponibilizados se somarão à oferta já realizada mensalmente na rede municipal de 21,5 mil consultas e 61 mil exames em oftalmologia. Nossa meta, nesses meses de programação, é atender mais de 12 mil soteropolitanos promovendo cuidados essenciais para a saúde dos olhos”, completou a gestora. 

Skip to content