Saúde promove ação contra uso do cigarro na Praça da Piedade

Em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, a Secretaria Municipal de Saúde promove atividade nesta sexta-feira (30), das 8h às 12h, na Praça da Piedade. No evento, que é gratuito, serão ministradas palestras com depoimentos de ex-fumantes e atividades lúdicas educativas, estimulando os fumantes a aderirem ao programa e aos jovens para que evitem este hábito.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, são registrados dez mil mortes por dia em decorrência do consumo de cigarro em todo planeta. O estudo indica ainda que o tabaco é a principal causa de morte no mundo, seguida pelo álcool e pela inalação indireta do fumo, ou seja, que atinge aquele indivíduo que não fuma, mas convive com fumantes.

Apesar dos números alarmantes, o Ministério da Saúde destaca Salvador como uma das capitais brasileiras com o menor índice de fumantes, com uma incidência de 9%, ficando atrás apenas de Maceió, com população de 8% de fumantes. O baixo consumo de tabaco na capital baiana é atribuído, além da conscientização da população, ao intenso trabalho realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) que em 2006 implantou o Programa Municipal de Controle do Tabagismo. O programa já tratou aproximadamente 3.800 pacientes nas unidades de referência de sua rede, sendo que 40% pararam de fumar.

Em Salvador, o tratamento totalmente gratuito oferecido nas unidades de saúde do município consiste, inicialmente, por uma avaliação clínica e um teste para estimar o grau de dependência química e psicológica dos pacientes. A partir daí, os usuários passam a participar de sessões de grupo para discutir as doenças relacionadas ao tabaco e as vantagens de se parar de fumar.

Os dependentes que tiverem necessidade são encaminhados para tratamento uso de medicamentos, também oferecidos gratuitamente pelo SUS. Quem tiver interesse em parar de fumar podem se cadastrar em uma das 18 unidades municipais que contam com o Programa de Tabagismo. A lista pode ser acessada no site www.saude.salvador.ba.gov.br