Saúde promove atividades especiais alusivas ao Novembro Negro

A programação do Novembro Negro segue intensa na capital baiana, nesta quarta (17), quinta (18) e sexta-feira (19), com a promoção de atividades educativas e feira de saúde. Para isso, o campo temático da Saúde da População Negra, da coordenação da Atenção Especializada, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), preparou uma série de ações. As atividades visam promover a discussão racial relacionada à pandemia do Covid-19, nos estratos sociais que apresentam maiores vulnerabilidades, ou seja, população de rua, pessoas privadas de liberdade e população quilombola.

Nesta quarta-feira (17), foi realizada a Conferência de Durban e Políticas Públicas para População Negra na Cidade de Salvador, em formato virtual, com a participação de Sílvia Augusto, coordenadora da Assessoria de Promoção da Equidade Racial em Saúde da SMS, e da secretária municipal da Reparação (Semur), Ivete Sacramento.

Na quinta (18), das 8h30 às 12h, será realizado um webinário com o tema Saúde da População Negra e Interseccionalidades: Desafios (Pós) Pandemia – o que fazer daqui para frente? Na ocasião, duas mesas irão debater Saúde e Educação – Experiências exitosas e perspectivas futuras; e Assistência Social e Justiça – Possibilidades de enfrentamento, com profissionais especializados da SMS e da Semur, além da vice-presidente da Comissão da Igualdade Racial da OAB de Barra Mansa (RJ) Luciene Nascimento.

Já na sexta-feira (19), uma feira no território do Distrito Sanitário de Itapagipe, em prol da população negra, promete movimentar a Praça da Igreja de Senhor do Bonfim, das 8h às 12h, oferecendo diversos serviços e orientações, dentro da campanha Novembro Negro.

A coordenadora da Atenção Especializada à Saúde da SMS, Flora Oliveira, considera que as participações nas atividades são fundamentais e de grande contribuição com o objetivo de inclusão de ações e estratégias de intervenção e melhorias das condições de saúde da população negra. “A programação foi construída de forma estratégica, com acesso democrático, para que todas as pessoas possam contribuir e participar”, destacou.

As atividades são abertas a toda população soteropolitana e acontecem na modalidade virtual, através da plataforma do Zoom, digitando o acesso ID: 890 49 01 1996 e senha: 263854, ou via QR Code dos materiais de divulgação.