Saúde promove campanha contra câncer de boca do Subúrbio

Os moradores da Avenida Suburbana poderão participar, nesta sexta-feira (25), da Campanha de Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Boca. Promovida pela Secretaria Municipal da Saúde, através da Área Técnica Saúde Bucal, a iniciativa começa às 9h no Lar Fabiano de Cristo, na Avenida Suburbana, e tem como intuito intensificar o diagnóstico da doença, que apresenta 80% de cura nos pacientes quando detectada precocemente

A mobilização contará com a estrutura do Odontomóvel, onde serão realizados exames de mucosa e orientações sobre os fatores de risco e autocuidado. A atividade faz parte das ações alusivas à Semana de Saúde Bucal e conta com a parceria do Conselho Regional de Odontologia e Associação Brasileira de Odontologia, além do apoio das universidades Federal da Bahia (Ufba) e Estadual de Feira de Santana (Uefs), Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, União Metropolitana de Educação e Cultura e faculdades de Tecnologia e Ciência (FTC) e Regional da Bahia (Unirb).

Câncer de boca

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a média anual de diagnósticos positivos para câncer de boca atingem cerca de 710 novos casos na Bahia, sendo destes, aproximadamente, 250 em Salvador. O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana. Outros sinais são pequenas ulcerações superficiais, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal.

Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) são sinais de câncer de boca em estágio avançado. Uma medida de prevenção importante é evitar a exposição ao sol sem proteção (filtro solar e chapéu de aba longa). O combate ao tabagismo diminui igualmente os riscos deste tipo de câncer.