Logo Prefeitura de Salvador

Saúde promove curso de manipulação de alimentos para barraqueiros nesta quinta (26)

Nesta quinta-feira (26), os barraqueiros que vão atuar no Carnaval e festas pré-momescas de Salvador são o público-alvo do curso gratuito de Boas Práticas para Manipulação de Alimentos. A atividade é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Vigilância da Saúde (Dvis), Vigilância Sanitária (Visa) e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). 

O treinamento acontece no auditório da Faculdade Dom Pedro II, localizada na Avenida Estados Unidos, 20, Comércio. Ao todo são disponibilizadas 200 vagas, sendo uma turma pela manhã, às 9h, e outra à tarde, às 14h, com entrega de certificado ao final da aula. Ainda restam vagas, cujos links para inscrição estão disponíveis nos links https://forms.gle/gR54aYa9PKQ5Jmt17 e https://forms.gle/AbsHJMzxxiNGY8to7

O intuito é o de promover a educação e a prevenção em saúde, a fim de minimizar os riscos de contaminação dos alimentos, evitando assim surtos/ doenças de origem alimentar, fomentando uma maior segurança para todos. Por meio do treinamento, serão abordados temas como Boas Práticas de Fabricação e Manipulação dos Alimentos; Exigências Sanitárias para Venda de Alimentos; Qualidade da Água para Consumo; Qualificação dos Fornecedores; Principais Irregularidades Encontradas nas Inspeções Durante os Carnavais e Festas Anteriores, dentre outros. 

O treinamento para os barraqueiros terá como facilitadores Gilmara Sodré – nutricionista e subcoordenadora da Visa, especialista em Inspeção e Segurança dos Alimentos pela Ufba e Especialista em Gestão de Vigilância Sanitária pelo Sírio Libanês; Gilane Miranda – bióloga, fiscal de controle sanitário, mestra em Ecologia e Biomonitoramento pela Ufba; Carolina Lima – nutricionista, fiscal de controle sanitário e chefe do Setor de Produtos e Estabelecimentos de Interesse à Saúde; e Francesca de Brito – terapeuta ocupacional do Cerest Salvador, mestra em Saúde, Ambiente e Trabalho pela Ufba e especialista em Vigilância em Saúde.

Criado: 25 Janeiro 2023

Skip to content