Logo Prefeitura de Salvador

Saúde promove seminário sobre aleitamento materno no Multicentro Liberdade

Criado: 24 Agosto 2022

O Multicentro Liberdade recebeu, nesta terça-feira (23), um seminário sobre aleitamento materno, tendo como público-alvo pacientes atendidos na unidade. A ação, que faz parte da programação especial do Agosto Dourado, o mês do aleitamento materno, aproveitou para explorar mais o tema e tirar dúvidas em relação à amamentação. 

A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem como foco a educação em saúde e orientações para o público geral, atendido pela rede básica municipal, incentivando a amamentação e ampliando o acesso às informações, sobre a importância da prática para o desenvolvimento físico e emocional da criança. 

A agente comunitária de Saúde, Cristiane Lima, foi uma das idealizadoras do projeto Acolher, que levou a palestra sobre o aleitamento para o Multicentro Liberdade. “Essa atividade acontece todos os anos, porque temos um grupo de gestantes que, duas vezes a cada semestre, passa por esse apoio. Olhamos as pacientes, marcamos as consultas, vemos as necessidades e damos um apoio psicossocial, com palestras, rodas de conversa, tudo que se faz necessário para elas”. 

Nas palavras de Cristiane, o aleitamento materno é ouro. “Esse grupo foi idealizado porque eu tive dificuldade em amamentar, então trabalhamos para melhorar o aleitamento, pois acredito que, através dele, podemos evitar doenças futuras e prolongar a vida do ser humano cada vez mais. O aleitamento materno é muito mais do que só amamentar, mas condiz com a melhoria em várias áreas, o amor que é inserido entre a criança e a mãe, isso vai melhorando cada vez mais, refletindo na sociedade como um todo”. 

Mais conhecimento – A palestra teve a participação de Louise Chamusca, conhecida pelo programa Socorro da Mamãe, que auxilia mulheres na amamentação. “Quando eu venho trazer essa informação para as mulheres é porque, para mudar o nosso quadro atual de amamentação, é preciso levar conhecimento para essas pessoas, acolhimento, incentivando e despertando não só as mulheres, mas profissionais sobre as necessidades. O Socorro da Mamãe leva informação para quem necessita e, todas as mulheres, independente da classe social, precisam de ajuda na amamentação”. 

Mãe do pequeno Lucas Gabriel, de oito meses, a microempreendedora Giselle de Mello, de 26 anos, participou da iniciativa. “Eu achei ótimo, porque sempre aprendemos um pouco mais do que já sabemos. Já está bom, vai ficar melhor ainda. Fico feliz em ver meu filho crescendo forte e saudável”.

Acompanhada do filho Tales, de sete meses, a autônoma Ediene Santos, de 28 anos, aprovou a palestra e procurou tirar dúvidas, durante a apresentação da especialista. “Isso é muito bom para saber como amamentar, dar o peito e produzir o leite. Tirou muitas dúvidas e vai ajudar muito na alimentação de Tales”.  

Programação – A programação do Agosto Dourado foi aberta na última segunda (15), com o início da 3ª Turma do Curso de Manejo em Aleitamento Materno e Alimentação Complementar para Agentes Comunitários e demais profissionais de saúde. O curso, promovido pelo Campo Temático Alimentação e Nutrição da SMS (CTAN), está sendo realizado no Distrito Sanitário Barra/Rio Vermelho e tem como objetivo qualificar os funcionários de atenção à saúde. A turma segue com encontros desta quarta-feira (24) até a próxima segunda-feira (29), com carga horária de 40 horas de formação. 

Já na quinta-feira (25), às 13h, ocorrerá a Roda de Conversa com o tema “Atenção pré-hospitalar ao bebê”, ministrada pelo doutor em Enfermagem Josielson Costa, para 30 profissionais de saúde, indicados previamente pelos distritos sanitários da cidade, que lidam diretamente com esse atendimento especializado. Promovida pela Secretaria, o diálogo vai acontecer no Centro Universitário de Salvador (Uniceusa), localizado na Avenida Jorge Amado, no Imbuí, discutindo sobre os procedimentos necessários no cuidado do público infantil, na rede de atenção primária à saúde. 

No sábado (27) acontecerá, das 8h às 12h, uma programação especial que visa o fortalecimento das ações de cuidado integral à saúde da criança. O “Sábado do bebê” acontecerá nas Unidades de Saúde da Família (USF) Alto do Cruzeiro, Aristides Maltez, Capelinha de São Caetano e Jardim das Margaridas, contando com serviços para crianças menores de seis anos. Dentre eles, estão a atualização do cartão vacinal das crianças; atendimentos clínicos e em saúde bucal; realização do teste do pezinho para recém-nascidos; além do diálogo sobre a primeira infância com os pacientes e acompanhantes. 

Para fechar a grade de programação especial do Agosto Dourado, o webinar “Saúde do bebê – Desenvolvimento cognitivo e emocional do bebê” irá acontecer, na próxima terça (30), às 14h, de forma virtual. A palestra, que terá a presença da mestra em Psicologia Clínica Andrea Dórea, é aberta para profissionais de saúde da rede municipal e demais instituições.

Skip to content