Logo Prefeitura de Salvador

Saúde realiza acompanhamento do diabetes em pacientes da Ilha de Paramana

Neste mês de julho, os pacientes acolhidos pela USF Ilha de Paramana passaram a contar com visitas domiciliares de profissionais da saúde, para acompanhamento do tratamento contra a diabetes. A importante iniciativa estratégica é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e o Instituto Provida. 

Após realizar uma análise situacional dos usuários atendidos na Ilha de Paramana, foi levantado um diagnóstico das condições de saúde da população. Foram detectadas questões que requerem maior atenção, como a elevada incidência de diabetes dos tipos 1 e 2, dislipidemias (aumento de gordura no sangue) e hipertensão arterial, na maioria das vezes influenciada pelos maus hábitos alimentares e pelo sedentarismo. 

“Iniciamos a intervenção domiciliar junto aos diabéticos com a finalidade de modificar essa realidade, alertar e conscientizar a população para modificar o estilo de vida, introduzindo hábitos saudáveis e mantendo qualidade na sua alimentação”, explicou a nutricionista responsável pela ação, Daniela Costa. 

“Estamos focados em proporcionar o cuidado que as populações das ilhas soteropolitanas merecem, indo até os cidadãos, explicando e oferecendo atendimento em suas casas ou aonde estiverem. Já estamos observando os efeitos positivos dessa maior aproximação com as comunidades”, destacou a diretora responsável pelos serviços de saúde das ilhas, Jaina Ríos.

Skip to content