Saúde realiza chamamento público para contratar serviços de clínicas e hospitais privados

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) inicia, nesta quinta-feira (17), o credenciamento de hospitais e clínicas privadas interessadas em participar do chamamento público para oferta de cirurgias eletivas aos beneficiários do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital baiana. O edital com os aspectos técnicos para habilitação de pessoas jurídicas de direito privado com ou sem fins lucrativos será publicado na edição do Diário Oficial do Município (SMS) de amanhã.

No total, serão investidos mais de R$6,2 milhões para contratação dos prestadores. O mutirão de cirurgias eletivas ampliará a oferta de procedimentos ambulatoriais e hospitalares, como cirurgias das vias aéreas superiores, da face, aparelho digestivo, da cabeça e do pescoço, além de intervenções como vasectomia e laqueadura.

De acordo com o titular da SMS, Leo Prates, a iniciativa vai reduzir a demanda reprimida na cidade, gerada pelos quase três anos de pandemia da Covid-19 – período em que houve suspensão de alguns procedimentos para mobilizar os leitos para acolhimento de pacientes com o coronavírus. Os mutirões deverão ser iniciados no próximo mês, sendo parte integrante do Março Mulher.