Saúde reforça vacinação de cidadãos em situação de rua contra Covid-19

Nesta quarta-feira (11) a Prefeitura, através das secretarias da Saúde (SMS) e de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), promoveu mais uma ação de imunização contra a Covid-19 da população em situação de rua que vive na capital baiana. A estratégia foi realizada no Núcleo de Ações Articuladas para População em Situação de Rua (Nuar), no Comércio, e nos Centros POP Mares e Itapagipe.

Foram aplicadas as 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses dos imunizantes para o público elegível durante a mobilização. Somente este ano, mais de 2,1 mil pessoas em situação de rua já foram imunizadas contra o coronavírus na cidade.

Jailton Nascimento, 38 anos, aproveitou a oportunidade para tomar a 2ª dose do imunizante, que estava pendente. “Foi ótimo ser atendido aqui e me proteger contra esse vírus. Quando tiver na hora da próxima dose, venho de novo, com certeza”, contou entusiasmado.

Para que o público pudesse ter conhecimento da vacinação, as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) da Sempre, que atua diariamente em diversos pontos de Salvador, fizeram ações para sensibilizar o público e informar de que modo poderiam se imunizar.

A diretora de Proteção Social Especial da Sempre, Kelly Morais, explicou que a ação foi pensada de forma a pulverizar e descentralizar a vacinação destes cidadãos. “A gente sabe da dificuldade em manter este público atualizado destes processos de saúde por não terem o perfil de estarem sempre no mesmo lugar, ou por fazer uso de substâncias psicoativas e não ter noção dos dias e horários disponíveis para serem vacinados”, explicou.

Para Kelly, a luta contra a Covid-19 continua e é preciso que tanto as pessoas em situação de rua quanto os demais soteropolitanos, em situação de vulnerabilidade ou não, completem o esquema vacinal para combater vírus. “A pandemia deu uma trégua, mas entendemos que as pessoas precisam estar atuando de forma preventiva e com mais solidez. É importante que este chamamento seja atendido e que as pessoas se sensibilizem e venham se vacinar”, finalizou.