Saúde segue com ações de combate ao Aedes aegypti em diversos bairros neste sábado (20)

Foto: Bruno Concha/Secom

Em continuidade ao combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikugunya, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza ações especiais contra o vetor neste sábado (20), em diversos bairros de Salvador. A estratégia tem o intuito de frear o ciclo de transmissão em localidades onde houve casos confirmados para as arboviroses na capital baiana.

As mobilizações com bloqueio de transmissão focal e espacial do mosquito contarão com 16 agentes de combate às endemias para aplicação de inseticida a Ultra Baixo Volume, e 15 agentes de campo. A ação acontecerá das 8h às 12h, nos bairros de Itapuã, São Cristóvão, Jardim das Margaridas, Fazenda Grande III, Stella Maris, Sussuarana, Patamares, São Caetano, Pau da Lima e Sete de Abril.

A coordenadora do CCZ, Isolina Miguez, ressalta que a atividade é fundamental para intensificar a prevenção e controle das zoonoses na cidade, além das mobilizações diárias feitas pelos agentes nas diversas localidades. “Nestas inspeções para controle vetorial, além da aplicação de inseticida, são propagadas mensagens educativas para que cada cidadão esteja ciente de procedimentos para evitar a proliferação do mosquito na comunidade em que vive”.

A secretária da Saúde e vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, destaca que a população também possui um papel fundamental nesse processo. “Para termos uma cidade mais segura e prevenida, a população pode auxiliar evitando deixar recipientes destampados que possam gerar acúmulo de água, pois são responsáveis por 90% dos potenciais criadouros do mosquito. E, em casos de presenciar focos, o soteropolitano pode ligar no 156 e acionar uma inspeção do CCZ”, reforça.