Saúde vai ampliar participação na Operação Chuva 2023

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai ampliar a participação da pasta na Operação Chuva 2023, que será iniciada no próximo mês, em Salvador. Uma reunião realizada nesta quinta-feira (23) entre a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos; a assessora-chefe e médica Edriene Teixeira; a diretora de Atenção à Saúde, Zaida Melo; e o diretor-geral da Defesa Civil (Codesal), Sosthenes Macêdo, debateu estratégias e definiu novas formas de atuação na ação conjunta.

A Operação Chuva, coordenada pela Codesal, acontece anualmente entre os meses de março a junho, quando são registrados os maiores volumes de chuvas na capital, e é dividida em duas etapas – uma preparatória e outra de alerta. Conforme Ana Paula Matos, a SMS irá atuar nas duas fases e de forma ainda mais efetiva.

“A Operação envolve um conjunto de obras e medidas voltadas a ações preventivas, reunindo diversos órgãos da administração municipal. Acredito que ao nos prepararmos antecipadamente, seguiremos logrando êxito com as ações de cuidado com a vida. Por isso definimos que, neste ano, a participação da Saúde será ainda mais consistente: reforçaremos a vacinação dos técnicos envolvidos e dos moradores das comunidades geralmente mais afetadas, intensificaremos também as atividades de combate às arboviroses e leptospirose, capacitaremos equipes e as colocaremos de prontidão em todo período”, explicou a gestora.

Outros setores também estarão envolvidos, a exemplo da Vigilância de Saúde Ambiental, com o monitoramento da qualidade da água das áreas atingidas e dos abrigos provisórios que, porventura, venham a ser montados. Serão feitos trabalhos educativos sobre doenças de veiculação hídrica e limpeza de reservatório de água. A assistência à saúde para os casos de urgência e emergência também receberão atenção especial.

“Salvador está mais segura em relação aos problemas causados pelas chuvas, mas não está imune às intempéries da natureza. Nosso desejo é de que não tenhamos desastres ou ocorrências graves, principalmente de riscos à vida, e por isso vamos investir forte na prevenção para estarmos estruturados, oferecendo uma resposta ainda mais qualificada e rápida”, antecipou a titular da Saúde.

A SMS e a Defesa Civil são responsáveis por serviços essenciais para a população, tendo como prioridade de ambas preservar o bem-estar dos soteropolitanos. Por isso, a Defesa Civil mantém plantão 24 horas e atende às demandas da população pelo telefone gratuito 199, enquanto o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está à disposição dos munícipes durante 24 horas, por meio do telefone igualmente gratuito 192.